Rivais, São Paulo e Corinthians divergem até em moicanos e chuteiras

Fonte Terra

Corinthians e as chuteiras coloridas: proibidas no São Paulo
Foto: Edson Lopes Jr/Terra
Está no quadro de avisos do refeitório das categorias de base do São Paulo no Centro de Formação de Atletas em Cotia. É uma montagem com as fotos de Neymar e Lionel Messi: de um lado, o craque santista com penteado moicano e brincos. Do outro, o argentino, melhor do mundo, sem acessórios e com o cabelo no lugar. A frase abaixo das fotografias faz menção ao Mundial de Clubes da Fifa recente e diz muito sobre os métodos são-paulinos: "meninos, viram quem é o melhor"?
Eliminado de maneira precoce da Copa São Paulo de Juniores na última terça-feira, o São Paulo mais uma vez mostrou o que faz parte de seu regulamento e destoa por completo do que ocorre na base do rival Corinthians: em Cotia, são proibidas chuteiras coloridas, brincos, correntes, apelidos e penteados fora do convencional. A determinação parte diretamente do presidente Juvenal Juvêncio.
"Isso é uma orientação da diretoria, faz parte da filosofia do São Paulo", explica José Geraldo de Oliveira, supervisor das divisões de base do clube, ao Terra.
"Aqui, orientamos o uso apenas de chuteiras brancas, pretas ou vermelhas, sempre das cores do clube. Fazemos uma análise para liberar", diz Geraldo. É ele quem, pessoalmente, realiza o pente fino nas chuteiras dos jogadores antes das competições.
Dirigentes são-paulinos possivelmente ficariam chocados em comparecer a um treino do time júnior do Corinthians. Com 22 jogadores em campo, o coletivo comandado pelo treinador Narciso transcorre normalmente. Difícil mesmo é encontrar alguma chuteira preta. São só duas entre todos os garotos. Costuma ser a regra dos clubes grandes.
"Aqui não proíbo nada. Cada um tem sua personalidade. Procuramos é conversar com eles", afirma Narciso ao Terra. "Isso virou uma moda, não tem jeito. O menino vê o Neymar com uma chuteira laranja, quer uma laranja também. Eu nunca vi o Neymar com uma chuteira preta.
Hoje é difícil de ver uma. Na minha época tinha mais. Nem colorida existia".
No São Paulo, entretanto, o aviso é feito logo na chegada. "Quando o menino é admitido aqui, a família é orientada de que esse é o perfil que gostamos. Sem brincos, moicanos, nada", explica Geraldo. Os jogadores da base estudam no Colégio Adventista, de Cotia, onde também é feito o controle. "Eles tentam burlar, mas os funcionários da escola são orientados a proibir".
O Corinthians só não admite mesmo, ressalva o próprio Narciso, é chuteira verde. A menção ao rival Palmeiras é direta. "Há uma grande rivalidade e o torcedor pega no pé. Já vimos esses exemplos e por isso evitamos ao máximo em jogos. Em treino até é possível", conta o treinador. No São Paulo, sequer passa pelo portão de entrada do Centro de Formação de Cotia.
Copa SP no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, mostra ao vivo e em vídeo a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2012. O portal faz cobertura completa do principal torneio brasileiro de futebol de base, com transmissões de jogos e programas especiais sobre a competição.
Os internautas podem acompanhar até quatro partidas ao vivo por dia, inclusive com jogos simultâneos. O usuário também tem à disposição, no formato on demand, os gols de todos os jogos fornecidos pelo pool de emissoras que cobrem o evento.
A "Copinha", apelido dado à competição, é considerada uma das maiores reveladoras de talentos do futebol brasileiro. Craques como Falcão, Kaká, Raí, Toninho Cerezo, Robinho, Rogério Ceni e Neymar, entre outros, disputaram o torneio, que é organizado pela Federação Paulista de Futebol desde 1987 e chega à 43ª edição em 2012.
Avalie esta notícia: 15 17
VEJA TAMBÉM
- CAIU: Caso Mounjaro derruba nutrólogo e aprofunda crise médica no São Paulo
- BOMBA: Caneta emagrecedora fornecida para atletas do São Paulo foi vendida de maneira ilegal
- Crise no Morumbi: Mara Casares se manifesta após áudios vazados
- Flamengo x São Paulo abre o Brasileirão 2026 em janeiro; confira a tabela de jogos!
- Negou envolvimento? Ex esposa de Casares presidente do São Paulo se defende de acusações de desvio de ingressos



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net