O goleiro tem no currículo o título da Copa São Paulo 2010 e do Campeonato Paulista sub-20 em 2011. Fora do Tricolor, jogou a Série A2 do Estadual por empréstimo no União São João (2010) e no América-SP (2011). Agora, chega ao Galo como aposta do treinador Sérgio Baresi. Será a primeira vez que atuará na elite de São Paulo.
- Estou muito confiante. Tinha até outras propostas, mas optei pelo Paulista por causa da competição e por já conhecer o professor Baresi - disse, ao chegar em Jundiaí.
Apesar de ser apresentado somente agora, Richard já vinha treinando com a equipe e já conhece o grupo que jogará a A1. No último sábado ele fez seu primeiro jogo-treino com a camisa do Galo, contra o Juventus. Porém, o atleta sabe que ainda precisa de mais ritmo de jogo.
- Ainda senti um pouco de falta de tempo de bola e de condicionamento. Mas acredito que com mais essa semana de treinamentos já estarei totalmente em forma.
Sobre a disputa pela camisa 1, o goleiro fez questão de elogiar seus concorrentes, mas avisa que vai buscar a titularidade. Além de Richard, Baresi conta com Giulliano, que foi titular na conquista da Copa Paulista, e com Vagner, formado pelo clube e que retornou de empréstimo do Criciúma.
- São dois ótimos goleiros e duas ótimas pessoas. Estou me dando muito bem com eles. A disputa vai ser grande, mas é uma disputa sadia. Espero conseguir jogar - afirmou.

Sérgio Baresi trabalhou com o garoto no São Paulo e irá revê-lo no Paulista (Foto: Wagner Carmo / Vipcomm)