"É um jogador que podemos falar que é muita resenha", falou, sorrindo, João Filipe, destacando a atuação do lateral esquerdo principalmente longe das quatro linhas. "Fora de campo, ele conversa com a gente. É muito engraçado", contou.
O mais carismático dos reforços são-paulinos, que em 2011 casou na esfiharia Habib's e ainda aproveitou uma passagem pela capital paulista para conhecer o lotado comércio popular na rua 25 de março, tem sido uma diversão durante a concentração do Tricolor no Centro de Formação de Cotia.
João Filipe conhece Cortês desde os tempos em que ambos atuavam em divisões inferiores do futebol carioca e fortaleceram a amizade em 2011, no Botafogo. "Fiquei muito feliz quando fiquei sabendo que o Cortês estava vindo para o São Paulo. Andávamos muito juntos no Botafogo, morávamos próximos. Às vezes eu ia ao treino de carona com ele ou ele ia comigo", relembrou.
Mas o zagueiro sempre admirou o lateral esquerdo, citando que ele ganhou uma série de prêmios individuais mesmo antes de ser eleito o melhor de sua posição no último Campeonato Brasileiro e escalado como titular da Seleção Brasileira que venceu a Argentina por 2 a 0 no Pará, em setembro, e venceu o Superclássico das Américas.

"Sou suspeito para falar do Cortês. Ele é muito meu amigo, uma excelente pessoa e muito bom jogador. Veio para nos ajudar, buscar seu espaço e nos dar alegria", avisou João Filipe, bastante feliz por conviver diariamente com o amigo mais uma vez. "Não tinha como ele não vir para uma equipe boa", comentou.