O ano de 2012 começa como uma incógnita para o meio-campo Cleber Santana. Com os direitos federativos ligados ao São Paulo até janeiro de 2013, ainda não é certo se ele seguirá no clube até o fim do seu vínculo ou se será mais uma vez emprestado até o fim da temporada. Tudo irá depender de como o experiente jogador de 30 anos se comportará durante o Campeonato Paulista.

Para continuar no Tricolor Paulista, ele terá de convencer o técnico Emerson Leão de que pode agregar valor ao elenco. Como ponto positivo, há a versatilidade de o atleta atuar tanto como volante quanto meia e a diversidade de já ter atuado por grandes clubes do futebol, como Sport, Vitória e Santos.
Entretanto, ocorre contra Cleber Santana o fato de ainda não ter correspondido à contratação da diretoria feita em 2010 junto ao Atlético de Madrid, da Espanha. Além disto, nos meses de 2011 no qual esteve emprestado ao Atlético/PR, não conseguiu ajudar na manutenção do Furacão na elite do Campeonato Brasileiro. Por fim, o alto salário também é um empecilho. No time paranaense, os vencimentos do meia beiravam os R$ 165 mil.
No São Paulo, os principais adversários do atleta serão Denílson, Casemiro e Maicon como segundo homem de meio-campo. Já na armação, com Lucas sendo intocável, Cleber Santana terá como rivais Cañete, Cícero, Marlos e Carlinhos Paraíba.
