Inaugurado em 2005, o Centro de Formação de Atletas é um projeto quase pessoal de Juvenal Juvêncio. São mais de 220 mil metros quadrados, em cidade vizinha à capital paulistana, com tudo do bom e do melhor para os jogadores das categorias de base. Pela primeira vez, Cotia também recebe a pré-temporada do elenco profissional, que ficará hospedado por duas semanas até o início do Campeonato Paulista.
» Confira o vai e vem do Mercado da Bola para 2012
O investimento para manter e aperfeiçoar o Centro de Formação não é pequeno: na temporada 2011, o São Paulo gastou quase R$ 20 milhões apenas para a infraestrutura e a formação de jogadores das categorias de base. Assustado com os valores que envolvem o mercado de transferências, Juvenal aposta que o futuro dos profissionais passe pelo que é feito em Cotia.
Realizar a pré-temporada atende o desejo do presidente e se tornou natural depois que, no último ano, o São Paulo inaugurou hotel e estádio para 1,5 mil pessoas em Cotia. São sete campos oficiais, por exemplo. Há campos com areia e grama sintética. Emerson Leão, alinhado à ideia de ampliar a integração base-profissional, concordou rapidamente com o trabalho no Centro de Formação.
Só no hotel, há capacidade de alojar até 144 pessoas, em um total de 71 quartos e uma suíte presidencial. Na pré-temporada, os jogadores do São Paulo irão se hospedar individualmente, ao contrário do costume de duplas na concentração.
A base ainda tem outros três alojamentos: Sub-14, Sub-15 e Sub-17. Todos os móveis são fabricados no próprio CFA de Cotia. Garotos da base têm dentistas e até podólogos à disposição. Estudam em colégios da cidade e ainda têm aulas de reforço, mas a ideia é ter uma escola dentro do espaço até o fim de 2013.
Os resultados ruins de 2011 exigiram a Juvenal uma mudança de curso na ideia de ampliar a participação da base no elenco - hoje, são 13 jogadores. Mas a tendência, apesar de contratações em série, é também ter ainda mais jovens no grupo. Rafinha e Ademílson, este último que disputa a Copa São Paulo, serão promovidos. Juninho, que fez sucesso nos Estados Unidos, foi reintegrado ao grupo.