A medida deixa mais próximo o primeiro contato dos contratados e seu elenco com a comissão técnica. Para um ano no qual a principal meta é mudar a disposição da equipe, tida com desempenho até vexatório em 2011 pela diretoria de futebol, a inauguração dos trabalhos com Emerson Leão será restrita.
Reforçado pelos zagueiros Edson Silva e Paulo Miranda, o lateral esquerdo Bruno Cortês, o volante Fabrício e o meia Maicon, o elenco passará por testes e exames na quarta-feira. Os trabalhos só poderão ser acompanhados por profissionais de fora do clube na quinta-feira, quando os contratados serão apresentados oficialmente.
A programação é de concentração no centro de treinamento das categorias de base, em Cotia, até o dia 18, sem nenhuma folga ainda definida. A primeira partida oficial ocorrerá no dia 22, no Morumbi, contra o Botafogo de Ribeirão Preto, pelo Campeonato Paulista.

O elenco ainda não está totalmente definido. A diretoria ainda busca um meia de armação, que pode ser Jadson, do Shakhtar Donetsk e com convocações recentes para a Seleção Brasileira, e um atacante, possivelmente Osvaldo, que se destacou no último Campeonato Brasileiro pelo Ceará.
Até agora, três atletas que estiveram no Tricolor paulista em 2011 não se reapresentarão na quarta-feira: o meia Rivaldo, que não renovou contrato e ainda não sabe onde atuará, o atacante Dagoberto, liberado para o Inter antes do fim de seu vínculo, em abril, sob o pagamento de R$ 1,4 milhões, e o zagueiro Xandão, negociado com o Sporting, de Portugal.