Nômade com salário simbólico: veja vida de Mineiro na 4ª divisão alemã

Fonte TERRA

Contrato de três anos, salários pomposos e um plano de carreira para seguir no clube após a aposentadoria. Em 2007, o São Paulo fez de tudo para manter Mineiro, mas, então aos 32 anos, ele preferiu tentar a vida na Europa.
Assinou com o Hertha Berlim, da Alemanha, e hoje tem vida quase impensável para um jogador de futebol que já esteve no topo. Ainda mais impensável para quem, há seis anos, foi o herói do tricampeonato mundial são-paulino e autor do único gol na vitória sobre o Liverpool na decisão.
O Terra foi a fundo para saber mais sobre a vida de Mineiro na Alemanha. Hoje, ele é o camisa 12 e principal nome do TuS Koblenz, o lanterna da Regional Liga West, quarta divisão do futebol local. Faz trabalhos junto a uma associação religiosa, se formou treinador, recebe salário simbólico e vive recluso. Há meses, o herói são-paulino se nega a atender jornalistas.

Mineiro é treinador formado, atua na quarta divisão e dá prioridade aos sonhos da mulher
"Ele teve problemas com uma entrevista por telefone e desde então só atende os jornalistas do próprio clube", conta Julian Tureq, assessor de imprensa do TuS Koblenz. Ex-superintendente de futebol do São Paulo, Marco Aurélio Cunha mantém contatos eventuais com o jogador e dá detalhes sobre a aventura pela quarta divisão.
"Ele quis morar na Europa. A mulher dele estava fazendo cursos de moda e não quis voltar para o Brasil. Então ele preferiu ficar por lá e apoiar o sonho e o investimento da mulher dele", conta Marco, hoje vereador em São Paulo. "Ele joga por passatempo, para acompanhar a mulher. Não é uma necessidade".
Segundo o Terra apurou, os salários de Mineiro não chegam a 2 mil euros por mês (R$ 4,8 mil). Ele é pago pela SRS Profisport, espécie de associação religiosa que faz trabalhos sociais. O jogador participa de eventos do órgão e atua pelo TuS Koblenz. "É um acordo que temos com a SRS", conta Thomas Theisen, diretor do clube, em entrevista ao Terra.
Foi Theisen quem convidou Mineiro para atuar no Koblenz, em 2010, ao conhecê-lo em uma ocasião curiosa. "Ele veio até nossa cidade para fazer um curso internacional de treinador e eu comandava as aulas", lembra Thomas. Ele se mostra satisfeito pelo contratação de um ex-jogador da Seleção. "É o nosso melhor nome. É o mais experiente e tem ajudado muito porque temos vários jovens". Sem regalias, o herói são-paulino chega a treinar cinco dias por semana.

Apesar do esforço de Mineiro, o TuS Koblenz vive momentos difíceis na quarta divisão e amplia a decadência. Há dois anos, estava na segunda divisão, mas colecionou um par de rebaixamentos consecutivos e hoje é o lanterna da última divisão local. Um destino improvável para quem, há seis anos, fez o gol do tricampeonato mundial do São Paulo.
Avalie esta notícia: 22 16
VEJA TAMBÉM
- SAF no São Paulo? Casares apresenta proposta de reforma no estatuto que facilita SAF no Tricolor
- Cabia no Tricolor? Pity Martínez é oferecido ao São Paulo, mas diretoria veta negociação
- Calote? Mirassol expõe ferida antiga em negociação com o São Paulo
- Vai pro rival? Em crise, São Paulo vê Beraldo virar alvo do Palmeiras no mercado
- GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net