Ao lado de Neymar, na Sul-Americana Sub-20, o meia são-paulino foi um dos destaques na competição realizada no Peru. Na final contra o Uruguai, Lucas deu show e fez três na goleada da Seleção por 6 a 0. "Foi um começo de ano maravilhoso. Tínhamos um grupo muito unido e conseguimos o título. Jamais vou esquecer o jogo contra o Uruguai. Foi meu primeiro passo rumo à Seleção principal", analisou para o site oficial do São Paulo.
Com o bom desempenho, cavou sua convocação com Mano Menezes por diversas vezes desde maio, que foi coroada com a participação no Superclássico contra a Argentina, fora de casa, em uma exibição digna de aplausos. No segundo jogo, realizado em Belém, Pará, Lucas fez um gol histórico no triunfo por 2 a 0.
"Será um jogo que também sairá da minha memória. Entrei poucos minutos diante da Escócia e foi uma emoção muito diferente. Consegui realizar um sonho de criança, que era representar o meu país", lembrou de sua estreia.

Lucas fez uma análise pessoal da temporada. "Daria uma nota 7 para o meu ano, mas se Deus quiser vou em busca da nota máxima em 2012 para poder levar o São Paulo novamente ao topo das competições que participar", disse o camisa 7, pensando mais no futuro do clube, que naturalmente o levará a vestir a camisa verde e amarela de novo. "Ainda não faço parte do grupo totalmente, Vamos aos poucos ganhando o nosso espaço na Seleção. Tenho de provar a cada dia que mereço a convocação. E pode ter certeza de que vou fazer isso", afirmou.
A Olimpíada de Londres é um dos objetivos do meia para o próximo ano. "Com certeza é um dos meus sonhos. Mas quero títulos pelo São Paulo também, isso é muito importante para mim. A Olimpíada é um objetivo, ainda mais buscar o ouro inédito. Vou dar meu sangue e minha vida no São Paulo para poder ganhar os títulos e fazer parte do grupo que vai para Londres", finalizou.