
Sócrates já foi internado com um quadro que gerava grande preocupação em seus familiares e nos médicos. Na manhã de sábado, a equipe médica alterou as medicações, pois o ex-atleta não respondia às anteriores. Com isso, foi informado que as 72 horas posteriores seriam decisivas na recuperação do ex-jogador. Porém, por volta das 4h30 deste domingo ele acabou perdendo a luta pela sobrevivência.
Essa foi a terceira internação de Sócrates. A primeira durou oito dias e ele teve alta em 27 de agosto. Porém, voltou a ser internado nove dias depois, ficando mais 16 dias no hospital.
Sócrates sempre foi considerado um atleta acima da média na capacidade de expor seus pensamentos e se engajou em diversos movimentos políticos, como a Diretas Já. Um dos líderes da Democracia Corintiana, que deu poderes aos jogadores do Timão na época, Sócrates viveu no clube que defendeu entre 1978 e 1984 os melhores momentos de sua carreira. Revelado pelo Botafogo-SP, no Brasil ele ainda defendeu as cores de Santos e Flamengo. No exterior, atuou apenas na Itália, pela Fiorentina. Além disso, disputou com a camisa da Seleção Brasileira as Copas do Mundo de 1982 e 1986.
Em entrevista ao LANCENET!, no dia 5 de outubro, o craque negou ter dependência ao álcool e, otimista, disse que sempre brigou pela vida. Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira deixa seis filhos.