O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para a próxima terça-feira, dia 22 de novembro, em sessão do Pleno às 13h30, o julgamento do recurso da Procuradoria em relação aos jogadores Lucas e Willians, de São Paulo e Flamengo, respectivamente, e também do Tricolor paulista e seu gandula Lucas Bento Felix. Todos foram absolvidos em primeira instância pela Terceira Comissão Disciplinar, por unanimidade, e agora voltam a correr risco de punição.
O meia Lucas, na 27ª rodada, diante do Flamengo, acabou expulso. De acordo com o relato na súmula do árbitro Fabrício Neves Correa, aos nove minutos do segundo tempo, ele expulsou o número 7 do Tricolor após falta cometida no lateral-direito Rafael Galhardo, "atingindo-o nas pernas, na disputa de bola, derrubando-o ao solo". Desta forma, ele levou o segundo amarelo.
Lucas respondeu ao artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), acusado de "praticar ato desleal ou hostil durante a partida". Mas durante a sessão desta quarta-feira, o próprio procurador presente à sessão pediu a absolvição do jogador, pedido esse que foi acatado pelos auditores. Agora, a Procuradoria decidiu recorrer.
Willians foi julgado em função de sua expulsão na mesma partida. O árbitro relatou na súmula que expulsou o jogador aos 24 minutos do segundo tempo. Willians calçou Carlinhos Paraíba e o derrubou, levando o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o vermelho. Assim como Lucas, ele também respondeu ao artigo 250 do CBJD. A pena pode chegar a três jogos de suspensão.
E assim como no caso do jogador do São Paulo, o procurador sugeriu a absolvição de Willians. Os auditores da Terceira Comissão Disciplinar, em sessão no último dia 19, votaram de forma unânime por não punir o jogador do Flamengo.
E para fechar os fatos ocorridos no Morumbi neste mesmo dia, uma imagem de gandulas retirando bolas ao lado do gol do goleiro rubro-negro Felipe acabou levando um gandula e o próprio São Paulo, mandante do jogo, ao STJD. Dentre os dois gandulas flagrados em ação atrás do gol de Felipe, um deles foi expulso. Lucas Bento Felix teve que deixar o campo depois que o árbitro Fabrício Neves Corrêa foi informado da conduta, após reclamação do goleiro rubro-negro Felipe.
“Aos 25 minutos do segundo tempo, fui informado pelo quarto árbitro, Rodrigo G. F. do Amaral, que o gandula Lucas Bento Feliz estava retendo a bola e, consequentemente, retardando o reinício do jogo. Por esse motivo, o expulsei”.
Após análise mais detalhada das imagens, a Procuradoria denunciou o gandula expulso com base no artigo 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código) do CBJD. Já o clube foi enquadrado no artigo 258-D do CBJD, em que “as penalidades de suspensão decorrentes das infrações previstas neste Capítulo poderão ser cumuladas com a aplicação de multa de até R$ 10 mil para a entidade de prática desportiva a que estiver vinculado o infrator”.
No fim, ambos foram absolvidos de forma unânime pela Terceira Comissão Disciplinar. Após o recurso, o gandula pode ser suspenso por até seis partidas, enquanto o São Paulo pode receber multa de até R$ 10 mil.
Lucas, do São Paulo, e Willians, do Flamengo, sob risco de punição
Jogadores foram absolvidos em primeira instância no STJD, mas voltarão a ser julgados na próxima terça
Fonte Justiça Desportiva
18 de Novembro de 2011
Avalie esta notícia:
9
9
VEJA TAMBÉM
- Crise no Morumbi: Mara Casares se manifesta após áudios vazados- Flamengo x São Paulo abre o Brasileirão 2026 em janeiro; confira a tabela de jogos!
- Negou envolvimento? Ex esposa de Casares presidente do São Paulo se defende de acusações de desvio de ingressos
- VAI CAIR? Oposição inicia mobilização em busca do afastamento de Júlio Casares
- Escândalo no Morumbi: dirigentes pedem licença após áudios vazarem