Conheça Moscatto, o 1º goleiro-artilheiro do SPFC
Arqueiro aposentado marcou de pênalti o primeiro gol de goleiro do clube, dois anos antes de R.Ceni
Fonte Luis Carlos Quartaroll
28 de Março de 2011
A trajetória de 14 anos desde o primeiro gol marcado por Rogério Ceni desde seu primeiro gol com a camisa do São Paulo - marcado em fevereiro de 1997, diante do União São João - foi coroada neste domingo, com a chegada do goleiro-artilheiro ao seu gol de número 100 na carreira. O tento de falta assinalado contra o arqueiro Julio Cesar, do Corinthians, deu ao Tricolor a vitória por 2 a 1 em Barueri e, de quebra, representou a quebra de um tabu que já durava quatro temporadas.
Apesar da glória alcançada por Ceni, o que poucos sabem é que ele não foi o primeiro goleiro a anotar um gol pelo São Paulo. Quase dois anos antes de um dos maiores ídolos da história do clube do Morumbi estufar as redes de forma inédita, seu companheiro Moscatto (José Augusto Moscatto teve a honra de marcar de pênalti o tento da vitória são-paulina diante do Uberlândia, em jogo válido pelo extinto torneio amistoso "Rei Dadá", em alusão ao ex-atacante Dario Maravilha.
O dia 15 de julho de 1995 foi, portanto, a data em que um goleiro se tornou o primeiro a estufar as redes com a camisa tricolor. Em entrevista exclusiva ao repórter JP Marcio Spimpolo, Moscatto relembrou a experiência marcante. "Foi totalmente por acaso. As pessoas anotavam o número dos batedores de pênalti em uma cartela para ganhar prêmios. O árbitro veio me avisar que eu era o batedor da vez. Eu estava tranquilo, fui para a bola dando risada. Se eu errasse, ninguém poderia falar nada", contou.
Passados quase 16 anos, o antigo terceiro goleiro do São Paulo - estava um posto abaixo de Rogério Ceni quando o titular são-paulino era Zetti - festejou o feito do ex-companheiro. "É uma coisa fenomenal, impressionante. Acho que nunca haverá nada parecido. Todos os brasileiros devem se orgulhar do Rogério", avaliou.
Hoje com 38 anos, Moscatto já está aposentado do futebol. Apesar do gol histórico em 1995, o arqueiro jamais chegou a obter renome. Sua principal passagem na profissão ocorreu pelo XV de Jaú, que atualmente disputa a Série A3 do Campeonato Paulista.
ps- não encontramos foto do MOscatto, se alguém tiver envie p/ gentileza.
Avalie esta notícia:
13
1
VEJA TAMBÉM
- SEM CHANCES: São Paulo nega interesse em Brenner e descarta retorno ao Morumbi- Adeus do ídolo? Empresário admite risco de saída de Luciano do São Paulo na próxima janela
- São Paulo day? Empresário que tenta ajudar o Tricolor virar SAF cria projeto para investimentos no São Paulo
- CAIU: Caso Mounjaro derruba nutrólogo e aprofunda crise médica no São Paulo
- BOMBA: Caneta emagrecedora fornecida para atletas do São Paulo foi vendida de maneira ilegal