O segundo resultado negativo consecutivo também praticamente enterrou o sonho de o clube conquistar vaga para ir à sua oitava Taça Libertadores seguida. Agora, a equipe, que manteve os 34 pontos e caiu para a décima posição, está a 13 pontos do Cruzeiro, o terceiro colocado da tabela e último que carimbaria um lugar na disputa continental do ano que vem.
Falhas da defesa tricolor, que contribuiu decisivamente para a equipe sofrer oito gols nos últimos três jogos, foram determinantes para o resultado.
O Grêmio abriu o marcador numa bobeada da zaga, aos 29 minutos de jogo. Após cobrança de escanteio pela direita, o atacante André Lima ficou livre para marcar. Dez minutos depois, André fez o segundo. Edílson cobrou falta da esquerda, a defesa do São Paulo errou ao tentar fazer uma linha de impedimento e Lima completou.
O 2 a 0 ficou pouco tempo no placar. Marlos tabelou com Lucas e foi derrubado na área pelo zagueiro Paulão: pênalti. Rogério bateu no canto esquerdo e marcou o seu 91 gol na carreira e sexto nesta temporada.
O Tricolor voltou mais esperto do intervalo e Marlos marcou aos seis, após jogada individual. O empate dava a ideia de que a situação havia melhorado.
Porém, o bom futebol logo foi esquecido, os gremistas foram para cima e definiram o resultado. Aos 21, Cléber Santana colocou a mão na bola, e o juiz marcou pênalti. O centroavante Jonas bateu forte no canto esquerdo e guardou: 3 a 2.
Meio perdido em campo, assim como todos os seus companheiros, até o goleiro Rogério Ceni falhou. Aos 28, Lúcio chutou de fora da área, o arqueiro bateu roupa, e o atacante Diego marcou o quarto do Grêmio.
