Hernán Crespo, o treinador do São Paulo, não conseguiu esconder a animação sobre a iminente contratação do lateral-direito Maílton, um dos destaques da Chapecoense na Série B do Campeonato Brasileiro. Após a classificação do Tricolor às quartas de final da CONMEBOL Libertadores, Crespo foi indagado sobre a chegada do jogador, que disputará a posição com Cédric Soares e o jovem Maik. Em tom brincalhão, o treinador respondeu: "Ah sim? Você sabe muito, hein. Está falando com a diretoria?" e em seguida fez um sinal de positivo com a mão.
O São Paulo aguarda apenas a finalização de alguns detalhes burocráticos para oficializar a transferência de Maílton, que deve acontecer em breve. De acordo com informações divulgadas inicialmente pelo ge e confirmadas pela ESPN, o lateral se juntará ao Tricolor em um contrato até o final de 2027 e sem custos para o clube brasileiro, uma vez que um processo envolvendo 600 mil euros entre o Metalis, da Ucrânia, e a Chapecoense já estava em andamento na FIFA.
Com 27 anos, Maílton se destacou na Chapecoense principalmente após ser utilizado como ala, sendo responsável por uma contribuição significativa na equipe. Na Série B, o jogador marcou seis gols e ofereceu seis assistências, totalizando 40% dos gols da Chapecoense na competição. Nesse ano, seu desempenho foi ainda mais notável, com sete gols e nove assistências em 30 partidas.