No último sábado, o técnico Hernán Crespo reafirmou sua confiança nas joias da base do São Paulo ao empatar em 2 a 2 com o Sport, em partida realizada na Ilha do Retiro. Crespo tem se destacado por valorizar os talentos formados em Cotia durante sua segunda passagem pelo clube, elogiando abertamente os jovens atletas durante e após o jogo.
A aposta na formação de atletas começou antes mesmo da partida contra o Sport. Os jogadores João Pedro, Igão, Pedro Ferreira e Nicolas treinaram com os profissionais e foram relacionados para o confronto. No total, 14 atletas formados na base foram convocados, incluindo jogadores renomados como Lucas Moura e Henrique Carmo, além de nomes como Pablo Maia, Negrucci, Luan, Rodriguinho, Maik, Patryck, Young e Leandro. Nota-se que mais da metade destes jogadores participou efetivamente do jogo, com Crespo colocando oito deles em campo – seis como titulares e dois como substitutos.
Crespo também teve a satisfação de promover a estreia do goleiro Young, que vinha treinando com a equipe principal desde 2021. O treinador ressaltou a importância de dar oportunidades aos jovens, afirmando: "O que temos que fazer é apoiar, continuar e acreditar". Ele enfatizou que é normal que jogadores em início de carreira apresentem erros, mas que isso faz parte do processo de aprendizado.
No desenrolar da partida, o São Paulo estava perdendo por 2 a 0 quando Henrique Carmo entrou em campo e, rapidamente, mudou o panorama do jogo. Com maior velocidade e habilidade no drible, o jovem atleta contribuiu para a virada, dando uma assistência para Lucas Moura marcar e, posteriormente, o próprio Maik selou o empate. O desempenho de Henrique é tão promissor que já atraiu o interesse de clubes europeus, como o PSV da Holanda.
Com esse resultado, o São Paulo ampliou sua invencibilidade no Campeonato Brasileiro para sete jogos, somando cinco vitórias e dois empates, e agora ocupa a sexta posição, com 29 pontos. A equipe de Crespo aguarda um tropeço do Mirassol para consolidar sua posição no G6. Agora, o foco volta-se para a Libertadores, onde enfrentará o Atlético Nacional em um confronto decisivo no Morumbi, pela fase de mata-mata.
As promessas de Cotia têm mostrado seu valor, e com o apoio da torcida e da comissão técnica, a expectativa é que continuem se desenvolvendo e contribuindo para o sucesso do São Paulo.
?? Mudaram o jogo! #MadeInCotia #VamosSãoPaulo ???? pic.twitter.com/ReLYIkd5YX
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 16, 2025