O zagueiro Morato, que se destacou nas categorias de base do São Paulo e atualmente brilha no Nottingham Forest, está ansioso por uma temporada recheada de desafios no futebol europeu. O clube inglês, que conquistou admiradores na última edição da Premier League, está preparado para enfrentar o Brentford neste domingo (17).
Morato, que faz questão de ressaltar sua passagem pelo São Paulo, acredita que sua evolução pessoal será fundamental para seu sucesso no Forest. Em suas palavras, “É contagiante sentir a energia que isso traz para o torcedor. O Nottingham Forest tem uma história incrível na Europa, e voltar a esse cenário depois de tanto tempo mexe com todos aqui. Vamos lutar muito para honrar essa camisa e deixar nossa marca também”.
Integrante da equipe que conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2019, Morato foi uma das referências do Tricolor e uma das vendas mais altas da história do clube. Sua trajetória inclui uma passagem pelo Benfica, onde acumulou cinco temporadas de experiência no futebol europeu. No final de agosto de 2024, Morato foi negociado com o Nottingham Forest por 17 milhões de euros.
O defesa, que se recorda com carinho de sua trajetória no Morumbi, considera o clube uma parte fundamental de sua formação: “O São Paulo me deu as primeiras grandes oportunidades e me fez entender a responsabilidade de vestir uma camisa pesada. Carrego muito disso até hoje”, declara Morato.
No Nottingham Forest, Morato compartilha vestiário com outros brasileiros, como Murillo, que já vestiu a camisa do Corinthians, e os recém-chegados Igor Jesus e Jair Cunha, ambos vindos do Botafogo. Embora o clube tenha perdido recentemente Carlos Miguel e Danilo para o futebol brasileiro, o elenco se mantém competitivo e unido.
Com a moral elevada, Morato está otimista para o futuro. Ele acredita que o elenco está preparado para os desafios que a Premier League e a Liga Europa apresentam: “Temos um elenco acostumado a grandes desafios, e isso nos dá confiança para encarar a Premier League e Liga Europa. O torcedor pode esperar um time aguerrido e com ambição para ir longe nas duas frentes”, concluiu o zagueiro.