Na última terça-feira, o São Paulo conseguiu um importante empate sem gols fora de casa contra o Atlético Nacional-COL, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Um dos grandes trunfos do Tricolor na competição é seu excelente desempenho como visitante, onde acumulou três vitórias e um empate em quatro partidas disputadas. Durante a fase de grupos nesta edição, o time venceu o Talleres, na Argentina, por 1 a 0, e assegurou vitórias por 2 a 0 contra Libertad e Alianza Lima, jogando no Paraguai e no Peru, respectivamente. Esses resultados foram conseguidos sob o comando do técnico Luís Zubeldía.
Além de se manter invicto em toda a competição, o São Paulo não sofreu gols como visitante até o momento. Curiosamente, todos os quatro gols que a equipe paulista sofreu nesta edição da Libertadores aconteceram em seus jogos no Morumbi. No entanto, o time, sob a liderança de Hernán Crespo, quase teve sua defesa vazada pela primeira vez fora de casa. O Atlético Nacional teve duas penalidades máximas com o meia Edwin Cardona, além de ter acertado a trave em duas ocasiões.
Após um jogo cheio de pressão, o São Paulo mostrou resiliência ao segurar os ataques dos colombianos e levar uma vantagem significativa para o confronto de volta, que ocorrerá no Morumbi na próxima terça-feira, dia 19, às 21h30 (horário de Brasília).