O São Paulo Futebol Clube enfrentou uma difícil vitória nas penalidades ao ser eliminado pelo Athletico-PR na Copa do Brasil, em jogo realizado na Arena da Baixada. Após um empate de 2 a 2 no placar agregado, a equipe tricolor não conseguiu converter nenhuma das cobranças, resultando em uma derrota por 3 a 0 nos pênaltis. Esta não é a primeira vez que o club é derrotado em disputas de pênaltis; ao longo dos últimos dois anos, o São Paulo já se viu em situações semelhantes, enfrentando pelos menos seis decisões deste tipo, o que gerou um histórico que muitos torcedores preferem esquecer.
Desde o início de 2023, o São Paulo participou de sete disputas de pênaltis, vencendo apenas duas, o que representa uma taxa de aproveitamento de 28,57%. Um dos momentos mais marcantes ocorreu nas quartas de final do Campeonato Paulista, quando, mesmo com Rafael no gol, o time perdeu para o Água Santa em um jogo muito equilibrado, com um resultado final de 6 a 5 nas cobranças de pênaltis.
No entanto, a equipe conseguiu se recuperar na Copa do Brasil, onde venceu o Sport por 5 a 3 nos pênaltis, e acabaria se tornando campeã do torneio naquele ano. No entanto, a sorte não durou muito tempo. O São Paulo enfrentou novamente o drama das penalidades ao ser eliminado nas quartas de final da Copa Sul-Americana pelo LDU-EQU, em que perdeu por 5 a 4 em casa.
O ano de 2024 trouxe uma luz no fim do túnel, quando o clube conquistou a Supercopa do Brasil ao vencer o Palmeiras nos pênaltis, em um jogo onde Rafael se destacou ao defender duas cobrança. Contudo, a equipe voltou a encontrar dificuldades nas disputas de pênaltis, sendo eliminada pelo Novorizontino por 5 a 4 no Campeonato Paulista e pelo Botafogo nas quartas da Libertadores, novamente pelo mesmo placar.
Após a eliminação recente contra o Athletico-PR, o técnico Hernán Crespo declarou que é necessário que o São Paulo trabalhe mais suas cobranças de pênaltis. Ele citou o fator particular da partida, onde a equipe jogou com um a menos após a expulsão do goleiro Rafael nos primeiros minutos. Jandrei, que entrou em campo como substituto, teve uma atuação discreta e não conseguiu defender as cobranças na disputa.
Agora, o São Paulo precisa se reerguer e focar no Campeonato Brasileiro. O próximo desafio está agendado para este sábado, onde enfrentará o Vitória no Morumbi, em partida válida pela 19ª rodada do campeonato.
Relembrando as disputas de pênaltis do São Paulo desde 2023:
- São Paulo 0 (5) x (6) 0 Água Santa - Quartas de final do Paulistão 2023
- São Paulo 1 (5) x (3) 3 Sport - Oitavas de final da Copa do Brasil 2023
- São Paulo 1 (4) x (5) LDU - Quartas de final da Sul-Americana 2023
- Palmeiras 0 (2) x (4) 0 São Paulo - Final Supercopa do Brasil 2024
- São Paulo 0 (4) x (5) 0 Novorizontino - Quartas de final do Paulistão 2024
- São Paulo 1 (4) x (5) 1 Botafogo - Quartas de final da Libertadores 2024
- Athletico-PR 1 (3) x (0) 0 São Paulo - Oitavas de final da Copa do Brasil 2025
Com este panorama, o São Paulo se despede da Copa do Brasil e busca se reerguer nos próximos desafios.
O drama vai continuar pois um time que todos anos disputa copas com o risco de decisão por penaltis e não tem um Goleiro catador de penaltis. é complicado . Os goleiros do São Paulo nunca acertam o canto da bola . Sem conta os jogadores que bateram os penaltis .... parecem que menosprezaram o adversário
Perder nós pênaltis 5x4,4x3 é uma coisa, agora essa incompetência de perder três consecutivos é incompetência pura,coisa de quem por arrogância de ter vencido os últimos jogos e que por esse motivo não treinou.
Ah pelo amor de Deus,tá na cara que esse caras não treinam pênalti,entraram em em campo achando que não existiria essa possibilidade,foi uma palhaçada essas cobranças uma vergonha
Depois da saída do Reinaldo o time se desprotegeu de batedores, e ontem ficou evidente...