Embalado por um momento positivo no Campeonato Brasileiro, o São Paulo se prepara para enfrentar o Athletico-PR nesta quinta-feira (31), às 19h30 (horário de Brasília), na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, que acontecerá no Morumbi. O Tricolor paulista vem de três vitórias consecutivas e não perde há quatro jogos, respirando aliviado e se distanciando da zona de rebaixamento no Brasileirão, o que traz confiança para as competições de mata-mata que estão por vir, incluindo a Copa do Brasil e a CONMEBOL Libertadores. O objetivo é iniciar com um resultado positivo em casa, antes do segundo jogo que ocorrerá na Arena da Baixada, em Curitiba.
Por outro lado, o Athletico-PR não vive um momento favorável. Rebaixado para a Série B em 2024, o time paranaense tem apresentado dificuldades na segunda divisão, terminando o primeiro turno no modesto 11º lugar, distante da zona de acesso ao G-4. As contusões e desfalques têm sido um dos principais problemas da equipe na temporada. Embora Luiz Fernando seja o artilheiro da Copa do Brasil, ele estará ausente no confronto devido a lesões. Assim como o São Paulo, que também enfrentará desfalques significativos, perdendo características como Lucas Moura, Oscar e Calleri para ambas as partidas nas oitavas de final.
Historicamente, os confrontos entre São Paulo e Athletico-PR em mata-matas são favoráveis ao time paranaense, que acumula cinco classificações, enquanto os paulistas possuem apenas uma, datada da final da Libertadores de 2005, na qual o Tricolor conquistou seu tricampeonato.
A partida tem cobertura ao vivo pelo serviço de streaming Amazon Prime Video, permitindo que os torcedores acompanhem cada momento do duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
As previsões de placar entre os comentaristas indicam um favoritismo do São Paulo: Jailson Vilas Boas aposta em 2 a 0, Paulo Cobos também crava 2 a 0, e Rafael Marques prevê uma vitória um pouco mais apertada, de 3 a 1.
As prováveis escalações para o jogo apontam que Crespo deve optar por um time alternativo devido aos desfalques importantes. Além de Lucas, Oscar e Calleri, também estão fora da partida Ferraresi, suspenso, e Dinenno, que já atuou na Copa do Brasil por outra equipe. A lista de lesionados ainda inclui Luiz Gustavo, Ryan Francisco e Lucca. A formação que pode entrar em campo inclui: Rafael; Alan Franco, Arboleda e Sabino; Maik (Cédric Soares), Bobadilla (Pablo Maia), Marcos Antônio, Alisson (Rodriguinho) e Wendell (Enzo Díaz); Luciano (Gonzalo Tapia) e André Silva (Ferreira).
No lado do Athletico-PR, o técnico Odair Hellmann já lida com várias ausências, entre elas Luiz Fernando, o volante Raul e o lateral-esquerdo Esquivel. Os ex-jogadores do São Paulo, Léo e Patrick, devem figurar entre os titulares, enquanto Alan Kardec provavelmente começará no banco. O time possivelmente será escalado assim: Santos; Belezi, Léo e Aguirre; Kauã Moraes, Felipinho, Giuliano, Patrick e Zapelli; Mendoza e Kevin Viveros.
A arbitragem do confronto ficará a cargo de Ramon Abatti Abel, com assistentes de Santa Catarina e VAR supervisionado por Wagner Reway.