No último domingo, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) apresentou a análise do árbitro de vídeo sobre dois lances controversos que ocorreram na vitória do São Paulo sobre o Fluminense, na partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, realizada no Estádio do Morumbi. A discussão se concentrou em um possível pênalti a favor do Tricolor e na anulação de um gol que foi validado inicialmente.
Os incidentes analisados aconteceram logo no início da segunda etapa. O jogador Ferreirinha tentou um drible e alegou ter sofrido um toque no braço do defensor Serna. A bola, no entanto, sobrou para Bobadilla, que disparou um chute para o gol. O arremate foi desviado por Luciano e acabou entrando na rede. O juiz da partida, Davi de Oliveira Lacerda, validou o gol, respaldado pela equipe de arbitragem do VAR. Todavia, o árbitro de vídeo, Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira, decidiu revisar a jogada após observar novos ângulos que mostravam um possível toque da bola no braço de Luciano.
Marco Aurélio chamou o árbitro de campo para uma revisão, esclarecendo: "Vou recomendar a revisão para você por um possível toque de imediatez. Vou te mostrar o contato da bola com o braço, ok?". Após analisar a jogada no monitor, Davi de Oliveira Lacerda viu que realmente havia ocorrido o toque da bola no braço de Luciano e decidiu anular o gol. Ele confirmou: "Ela bate no braço. Gira para mim, quero ver essa câmera baixa. Ela pega no cotovelo. É uma mão de imediatez. Estou voltando com a decisão de falta a favor da equipe do vermelho [Fluminense], ok?".
Após a anulação, o São Paulo insistiu na possibilidade de um pênalti devido ao lance anterior, mas a equipe de arbitragem não recomendou a revisão por entender que "o braço estava recolhido". Marco Aurélio fez questão de ressaltar: "O lance do possível penal anterior, a gente já checou e o braço está recolhido, tá?", e os demais membros da cabine do VAR concordaram com essa análise.
Apesar do gol anulado, o São Paulo garantiu a vitória ao vencer o Fluminense por 3 a 1, com gols de Arboleda, Ferreirinha e Gonzalo Tapia. Com o resultado, a equipe alcançou sua terceira vitória consecutiva, acumulando 22 pontos e subindo para a oitava posição na tabela do Campeonato Brasileiro.
Os próximos desafios do São Paulo incluem uma partida contra o Athletico-PR pela Copa do Brasil, marcada para o dia 31 de julho, e um confronto contra o Internacional no Brasileirão, que ocorrerá em 3 de agosto.
a única coisa que sei é que contra esses timecos do Rio nós temos que marcar 5 ou 6 vezes para sair com 3... ainda demos sorte do pangaré do arbitro não dar amarelo pro Luciano pela "mão na bola"...