A torcida do São Paulo teve a oportunidade de reencontrar um velho conhecido na vitória contra o Juventude, realizada ontem: o volante Luan. Reintegrado ao elenco sob a orientação do técnico Hernán Crespo, Luan voltou a vestir a camisa tricolor após um longo período de quase dois anos. Este ano, ele se reapresentou ao São Paulo após o término do empréstimo ao Vitória, mas não estava nos planos do então treinador Luis Zubeldía, o que resultou em treinos separados do grupo.
Somente no final de março, Luan foi reintegrado aos treinos com o elenco, embora ainda não tivesse sido relacionado para as partidas. Com a chegada de Crespo, a situação mudou drasticamente, e o volante foi novamente relacionado para os jogos. Ontem, Luan fez sua estreia após um longo hiato, entrando em campo aos 43 minutos do segundo tempo, substituindo Alisson, enquanto o São Paulo já liderava a partida por 1 a 0. A decisão do treinador visava fortalecer a marcação e garantir a vitória, retornando com os três pontos para São Paulo.
Os poucos minutos que Luan passou em campo foram suficientes para reacender em seu coração o prazer de defender as cores do Tricolor, especialmente sob a liderança de um técnico tão familiar. Crespo, que foi determinante na melhor fase de Luan no clube, destacou a importância de apoiá-lo em sua recuperação. "No final do dia, falamos de atletas, mas estamos falando de pessoas. Estar próximo das circunstâncias pessoais é muito importante. Chegamos aqui para ajudar", afirmou o treinador.
A última partida de Luan pelo São Paulo antes do reencontro foi em 27 de setembro de 2023, sob o comando de Dorival Júnior, quando atuou como titular em uma derrota por 2 a 1 para o Coritiba. Agora, o volante busca novas oportunidades com Crespo, que decidiu reintegrá-lo em função da boa relação que possuem e do esforço que Luan demonstra diariamente nos treinos. No entanto, ele terá que enfrentar a concorrência em um meio-campo que conta com jogadores de qualidade, como Bobadilla e Marcos Antônio, além de Alisson e Pablo Maia. Há também Luiz Gustavo, que se recupera de um tromboembolismo pulmonar e logo poderá ser uma opção.
Formado em Cotia, Luan alcançou seu auge no São Paulo em 2021, quando foi fundamental na conquista do Campeonato Paulista sob a sua primeira passagem com Hernán Crespo, sendo titular absoluto e inclusive marcando um gol na final contra o Palmeiras, encerrando um jejum de nove anos sem títulos. Infelizmente, sua sequência positiva foi interrompida por lesões musculares graves. Após um incidente em outubro de 2021 durante o treinamento de Rogério Ceni, Luan passou por um longo processo de recuperação que limitou suas atuações em 2022 a apenas 13 partidas. Em 2023, já recuperado, ele participou de 28 jogos e contribuiu para a conquista da Copa do Brasil, mas perdeu espaço e foi emprestado ao Vitória, onde atuou em 27 partidas antes de retornar ao São Paulo. Agora, após 166 jogos com a camisa do time, Luan espera redefinir sua trajetória e recuperar a titularidade.