João Moreira, revelado nas categorias de base do São Paulo, agora integra o time principal do Porto durante a sua pré-temporada na Europa. Até recentemente, ele atuava na equipe B do clube português, mas foi escolhido para viajar à Áustria, onde os treinos e atividades da pré-temporada acontecerão. Um total de 30 jogadores foram convocados para essa viagem.
A além de Moreira, outros dois jogadores, Domingos Andrade e João Caicedo, também foram promovidos do time B para a equipe principal do Porto. As sessões de pré-temporada acontecerão no ATV Irdning Fussbal, e a apresentação oficial do elenco está marcada para o dia 3 de agosto, com um amistoso contra o Atlético de Madrid.
Mesmo à distância, o São Paulo observa atentamente a trajetória de Moreira, que é um jogador emprestado ao Porto até o final do ano. O clube paulista possui uma opção de compra fixada em € 2,5 milhões, equivalente a R$ 16,2 milhões na cotação atual. A expectativa é de que, caso o jogador atinja as metas estabelecidas, o Tricolor poderá beneficiar-se financeiramente deste acordo.
João Moreira, que possui 20 anos e é detentor de dupla nacionalidade, já havia sido monitorado pelo Porto na temporada anterior, mas, na ocasião, o São Paulo não considerou vantajoso negociar sua saída. Quando o negócio foi fechado, o clube já sabia que ele seria inicialmente inserido na equipe B, e sua progressão para o time principal é vista como um passo muito positivo.
O lateral estreou no time profissional do São Paulo em 2022 e, ao longo de sua trajetória, tem atuado tanto pela ala direita quanto pela esquerda. Moreira também acumula convocações para as seleções de base de Portugal entre 2021 e 2022, participando de amistosos e competições como os Torneios de Limoges (2021) e o Internacional do Porto (2022), ambos na categoria Sub-18. Além disso, ele também foi chamado para as seleções de base brasileira, tendo sido convocado para o Pan-Americano Sub-23 em 2023, embora tenha acabado cortado dessa última convocação.
A sua dupla nacionalidade é um dos aspectos que se destacam quando se menciona a trajetória promissora da Cria de Cotia, mostrando que Moreira possui um potencial significativo para se destacar tanto no futebol português quanto no brasileiro.
Gasta um dinheirão na base, "dispensa" ótimos jogadores como até o Ederson goleiro top mundial, vendem barato os demais muito cedo. Depois ninguém sabe porque está com uma dívida bilionária.
Diretoria burra e incompetente.
"O clube paulista possui uma opção de compra de 2,5 milhões..." ???... Cagares sendo Cagares... Vendendo joias a troco de merrecas e anuência para contratar mais um medalhão descartado no exterior =(
moleque ruim demais... qualquer trocado e lucro ??