Gonzalo Tapia, atacante chileno de 23 anos, foi oficialmente apresentado como novo reforço do São Paulo nesta segunda-feira (21), apenas dois dias após sua estreia com a camisa do clube. O jogador chega por meio de um contrato de empréstimo, que se estenderá até 30 de junho de 2026, e foi cedido pelo River Plate. Tapia é o primeiro atleta a ser contratado pela diretoria do São Paulo sob a supervisão do técnico Hernán Crespo, que teve papel fundamental em sua vinda.
Em uma conversa breve, Crespo detalhou suas expectativas em relação ao jogador, o que ajudou Tapia a se sentir atraído para o projeto do Tricolor. “Foi uma conversa curta, onde ele falou sobre suas expectativas e o que espera que eu entregue à equipe. Ele vê algo muito positivo em mim e creio que posso ajudar no que eles precisam e nas posições em que posso atuar. Vamos jogo a jogo, aprendendo e, o mais importante, ganhando”, revelou Tapia.
O jogador, que foi revelado pela Universidad Católica do Chile, destacou seu histórico no país, onde marcou 22 gols e deu 10 assistências em 117 partidas, além de conquistar títulos como a Liga Chilena e a Supercopa do Chile. Em 2025, chamou a atenção do River Plate, mas teve pouco espaço na equipe argentina, disputando apenas sete jogos sem marcar gols.
Apesar da passagem discreta pelo futebol argentino, Tapia é visto como uma promessa e está animado para essa nova etapa de sua carreira no São Paulo. “O que mais me motivou foi vir para uma grande equipe do Brasil, que briga por tudo. É uma equipe que sempre estará lutando por todos os campeonatos, o que considero muito bonito. Fiquei empolgado também com o corpo técnico e todo o projeto do clube”, comentou o atacante.
Tapia, que nunca jogou no futebol brasileiro, teve uma conversa com o ex-jogador Galoppo, que lhe falou muito bem do clube, mas enfatizou que não precisou de muitas informações, dado o tamanho e a história do São Paulo. “Não é necessário que me falem do clube, porque quando se fala do São Paulo, todos sabem que é um dos maiores do Brasil e muito conhecido na América do Sul”, afirmou.
O contrato de empréstimo de Tapia também inclui uma opção de compra ao final do vínculo, mas o jogador se mostrou focado em sua performance no dia a dia. “Creio que tenho tempo para desempenhar bem. Não penso em convencer ninguém, estou concentrado em treinar e ganhar, porque este clube deve sempre vencer”, destacou.
Tapia chega para reforçar um setor ofensivo que vem enfrentando dificuldades devido a lesões importantes, como as de Calleri, Lucas e Oscar. Ele já está à disposição para o próximo desafio do São Paulo, que ocorrerá na quinta-feira (24) contra o Juventude, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcada para às 19h (de Brasília) no estádio Alfredo Jaconi.
Os próximos compromissos do São Paulo incluem: Juventude (F): 24/07, 19h (de Brasília) - Brasileirão; Fluminense (C): 27/07, 16h (de Brasília) - Brasileirão; e Athletico-PR (C): 31/07, 19h30 (de Brasília) - Copa do Brasil.