O São Paulo conquistou uma vitória sobre o Corinthians, finalizando a partida em 2 a 0 no último sábado (19) pelo Campeonato Brasileiro. O jogo ocorreu no Estádio Morumbi e foi acompanhado por uma vibrante festa da torcida tricolor. No entanto, a celebração foi manchada por episódios lamentáveis de homofobia, onde alguns torcedores são-paulinos entoaram cânticos desrespeitosos direcionados ao rival nos minutos finais.
De acordo com o Regulamento Geral de Competições da CBF e o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a prática de cânticos homofóbicos pode acarretar diversas punições, incluindo advertência, multas que podem chegar a R$ 500 mil, com o valor dobrando em casos de reincidência. Além disso, há a possibilidade de perda de mando de campo e até mesmo a perda de pontos. Torcedores identificados nessas ações podem ainda ser punidos com suspensão e a proibição de frequentar estádios por até 720 dias.
Após o término da partida, o árbitro Anderson Daronco informou à reportagem do Lance! que não registrou o incidente na súmula, uma vez que não ouviu os gritos homofóbicos que foram ditos durante a canção inspirada no hit argentino "Decime que se siente".
No Campeonato Brasileiro de 2023, o Corinthians enfrentou punições severas, incluindo a realização de uma partida sem a presença de sua torcida, devido a cânticos homofóbicos de sua torcida contra o São Paulo, em um jogo realizado na Neo Química Arena. Essa decidedência foi fundamentada no artigo 243-G do CBJD, que proíbe atos discriminatórios relacionados a preconceitos de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, ou condição de pessoas portadoras de deficiência. Consequentemente, o Corinthians jogou sem torcedores na vitória por 3 a 1 contra o Vasco da Gama.
Em junho, a diretoria corintiana expressou suas preocupações junto à CBF e ao STJD após o Palmeiras ser punido por gritos homofóbicos dirigidos ao atacante Romero em um Derby ocorrido na Arena Barueri, que terminou em 2 a 0 a favor do Verdão, resultando em uma multa de R$ 80 mil para o clube palmeirense.
torcedores burros
difícil viver num mundo de mi mi mi, tudo não pode, é muita frescura se que ainda pode FALAR FRESCURA.
CBF querendo levantar uma grana com multa
torcida burra vai prejudicar o time
O próprio juíz não ouviu, estão de sacanagem, perderam no campo e estão achando uma maneira de prejudicar o São Paulo. Tudo e todos contra o Tricolor...
Tem que ser muito burro para cantar esse tipo de coisa hoje em dia, sabendo de toda a vigilância e implicações. Imagina perder mando porque um ******* quis fazer uma "gracinha".