O São Paulo se prepara para anunciar oficialmente a contratação de Gonzalo Tapia, atacante chileno de 23 anos, proveniente do River Plate. A negociação foi concluída por meio de um empréstimo que se estenderá até o final de 2026, com um custo de US$ 100 mil e uma opção de compra ao término do vínculo. Tapia já se encontra em São Paulo para sua apresentação.
Esta contratação conta com a aprovação do técnico Hernán Crespo e do departamento de análise do clube. Entretanto, apesar da empolgação nos bastidores do Morumbi, o histórico recente do jogador levanta diversas dúvidas. Tapia teve uma passagem decepcionante pelo River Plate, onde, em apenas sete meses, não conseguiu se firmar na equipe, atuando em somente sete partidas e sendo titular em apenas duas. Desde março, ele não aparece em campo e não foi relacionado para o Mundial de Clubes.
A situação gerou críticas, e alguns especialistas consideram que o jogador não se adaptou ao estilo de Marcelo Gallardo, mostrando rendimento abaixo do esperado nos treinos. O jornalista Gérman Balcarce, do La Nación, comentou que tapping "claramente não está à altura da camisa do River", o que levou o clube argentino a facilitar sua liberação para abrir espaço para outro jogador estrangeiro no elenco.
A contratação de Tapia também pegou muitos de surpresa no Chile. Especialistas afirmam que ele não apenas perdeu destaque no River Plate, mas também em negociações internas, onde era cogitado como um possível jogador em troca com o Colo-Colo. A saída do River não foi uma grande surpresa, mas a aposta de um clube de grande porte como o São Paulo em um jogador considerado em baixa gerou estranheza.
Gonzalo Tapia foi formado pela Universidad Católica e, apesar de um promissor passado nas seleções de base do Chile, não conseguiu corresponder às expectativas na sua breve passagem pelo futebol argentino. Tapia se destacou inicialmente como uma ponte rápida e forte fisicamente, características que podem se encaixar no esquema 3-5-2 de Crespo. No entanto, ainda há ceticismo quanto à sua adaptação e capacidade em campo.
A diretoria do São Paulo acredita que, ao entrar em um novo ambiente e sob a tutela de Crespo, Tapia poderá reencontrar o futebol que o destacou no Chile. Contudo, o ceticismo de especialistas sobre seu desempenho passado deixa uma interrogação sobre o real potencial do mais novo reforço da equipe paulistana.
Este vagabundo do Cagares e CIA só pensam em contratar jogadores em fim de contrato rejeitado, ou emprestar jogadores que não estão dando resultado...