No retorno do Campeonato Brasileiro, o Flamengo demonstrou que superou a eliminação no Mundial de Clubes. O time carioca dominou o São Paulo durante toda a partida, vencendo por 2 a 0, com gols de Luiz Araújo e Wallace Yan. Com esse resultado, o Flamengo assumiu a liderança isolada do Brasileirão, totalizando 27 pontos. Por outro lado, a situação do São Paulo se complicou; com a derrota, permanece com apenas 12 pontos e desce para a 15ª posição, próximo da zona de rebaixamento.
Buscando a liderança e provando que a queda no Mundial não afetará a temporada, o Flamengo entrou em campo sem Gerson, vendido, e Pedro, que não foi relacionado. O técnico Filipe Luís escalou um ataque veloz, composto por Gonzalo Plata, Luiz Araújo e Bruno Henrique. Por sua vez, Hernán Crespo, sem Lucas e Luciano, ajustou sua equipe com uma formação cautelosa, usando três zagueiros e três volantes, com Oscar se juntando a André Silva no setor ofensivo.
No primeiro tempo, a estratégia do São Paulo não funcionou. O Flamengo dominou a posse de bola, mas teve dificuldade em criar oportunidades claras de gol. O São Paulo, por sua vez, não conseguia controlar o jogo, o que permitiu ao Flamengo rondar a área adversária. Um susto veio aos 20 minutos, quando Léo Ortiz acertou a trave, com a bola ainda batendo nas costas do goleiro Rafael antes de sair. No fim do primeiro tempo, Rafael salvou o São Paulo em duas ocasiões, primeiro em um chute de Léo Ortiz aos 41 minutos, e depois aos 45 minutos, ao desviar um chute de Wesley.
A etapa final começou com o mesmo panorama, com o Flamengo pressionando e o São Paulo tendo dificuldades em avançar. Um momento preocupante ocorreu em um choque entre Ayrton Lucas e Enzo Díaz, onde o jogador do Flamengo sofreu um corte profundo na perna e precisou ser atendido. Aos 17 minutos do segundo tempo, Luiz Araújo finalmente colocou o Flamengo em vantagem com um belíssimo gol de fora da área.
Após o gol, Hernán Crespo fez substituições, trocando Marcos Antônio e Pablo Maia por Ferreirinha e Bobadilla, o que trouxe um pouco mais de posse de bola para o time paulista. No entanto, o São Paulo ainda não conseguia ameaçar o gol de Rossi. A última tentativa de Crespo foi colocar Ryan Francisco em campo, mas isso não foi suficiente para garantir o empate. No final, o Flamengo ainda foi recompensado com um gol de Wallace Yan, que marcou após um rebote de Rafael.
O São Paulo volta a campo na próxima quarta-feira, enfrentando o Red Bull Bragantino às 21h30 em Bragança Paulista. O Flamengo, por sua vez, jogará contra o Santos na mesma noite, em jogo marcado para mais cedo.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 0 SÃO PAULO
13ª RODADA - CAMPEONATO BRASILEIRO
??? Data e horário: sábado, 12/7/2025 - 16h30
?? Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
?? Gols: Luiz Araújo, aos 17' do 2ºT
?? Cartões amarelos: Alan Franco e Sabino (SÃO)
?? Cartão vermelho: -
?? Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
?? Assistentes: Bruno Boschilia e Bruno Raphael Pires
?? VAR: Braulio da Silva Machado
ESCALAÇÕES
FLAMENGO (Técnico: Filipe Luís)
Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas (Varela)); Allan, Jorginho (De La Cruz) e Arrascaeta; Luiz Araújo, Bruno Henrique (Cebolinha) e Plata.
SÃO PAULO (Técnico: Hernán Crespo)
Rafael; Cédric Soares, Alan Franco, Arboleda, Sabino e Enzo Díaz; Pablo Maia (Bobadilla), Alisson e Marcos Antônio (Ferreirinha); Oscar e André Silva (Ryan Francisco).
Eu não tenho mais o que falar, nunca vi tanto jogador ruim no mesmo time, se não trazer jogar que venha, vista a camisa e faça a diferença, o SP vai cair para a segunda divisão.