Hernán Crespo está prestes a retornar ao comando do São Paulo, assumindo a equipe no próximo sábado, às 16h30 (horário de Brasília), para enfrentar o Flamengo no Maracanã, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico argentino, que foi recentemente contratado, almeja quebrar a incômoda sequência de cinco empates consecutivos do Tricolor na competição nacional.
No passado, Crespo treinou o São Paulo durante 25 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2021, alcançando um aproveitamento de 53%, com seis vitórias, sete derrotas e 12 empates. Esta última fase no clube incluiu cinco empates seguidos: contra América-MG (0 a 0), Atlético-MG (0 a 0), Chapecoense (1 a 1), Santos (1 a 1) e Cuiabá (0 a 0). Agora, à frente do time, Crespo busca não só colocar fim a essa série frustrante, mas também melhorar seu desempenho em jogos do Campeonato Brasileiro.
A instabilidade na liga foi um dos principais fatores que resultaram na demissão do treinador argentino em sua primeira passagem pelo São Paulo. Embora tenha apresentado um bom desempenho na Libertadores e conquistado o Campeonato Paulista, encerrando uma espera de nove anos pelo título, o time não conseguiu manter o mesmo padrão no brasileirão, resultando em perdas de pontos importantes ao longo da competição.
Atualmente, o São Paulo, sob a direção de Crespo, encontra-se na 14ª posição da tabela com 12 pontos e luta para se distanciar da zona de rebaixamento. A campanha na Série A, sob a tutela de Zubeldía no primeiro semestre, conta com duas vitórias, seis empates e quatro derrotas. A situação agrava-se ainda mais, já que a equipe do Morumbi vem de três derrotas consecutivas no torneio, enfrentando Mirassol, Bahia e Vasco da Gama.
Minha esperança é que são exatamente nesses momentos turbulentos que o SPFC se supera e consegue vitórias improváveis, pra cima deles tricolor.