Martín Anselmí, técnico argentino de 39 anos, é o responsável por comandar o Porto em sua estreia no Mundial de Clubes, hoje, dia 15, às 19h (horário de Brasília). Embora não seja um completo desconhecido para os brasileiros, sua trajetória pelo futebol brasileiro é marcada por algumas passagens relevantes. Anselmí iniciou sua carreira como auxiliar técnico em 2021, trabalhando com Miguel Ángel Ramírez durante a breve passagem do treinador espanhol pelo Internacional, em Porto Alegre. Infelizmente, essa colaboração terminou em uma derrota do Colorado para o Vitória, na Copa do Brasil, quando Ramírez estava impossibilitado de comandar a equipe devido à Covid-19.
Após a sua estreia como técnico em 2022, Anselmí teve uma experiência menos frutífera no comando do Unión La Calera, no Chile, onde obteve apenas três vitórias em 16 jogos. No entanto, sua carreira ganhou novo impulso quando retornou ao Independiente del Valle, onde soube aproveitar bem a oportunidade. Sob sua liderança, a equipe conquistou quatro títulos importantes e teve um destaque especial na Sul-Americana de 2022, ao derrotar o São Paulo na final.
Além disso, Anselmí se destacou em 2023 ao ser o carrasco do Flamengo na Recopa Sul-Americana. Em um jogo emocionante, o Independiente del Valle fez valer sua garra e, após um empate de 1 a 1 no agregado, venceu nos pênaltis, desferindo uma derrota notória em pleno Maracanã. Com essa crescente trajetória, ele também teve uma passagem notável pelo futebol mexicano, onde comandou o Cruz Azul. Agora, seu desafio é levar o Porto a novas conquistas em um dos torneios mais prestigiados do futebol mundial.