Bobadilla é indiciado por injúria racial após conflito com jogador do Talleres

A Polícia Civil de São Paulo avançou nas investigações sobre o volante Damián Bobadilla, do São Paulo Futebol Clube, que foi indiciado por injúria racial. A acusação surgiu após um incidente polêmico ocorrido em uma partida da Copa Libertadores, no dia 27 de maio, envolvendo o lateral-esquerdo Navarro, do Talleres, da Argentina. O caso rapidamente ganhou repercussão nacional.

O delegado Rodrigo Correa Baptista, responsável pela investigação na DRADE (Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva), destacou que as imagens do sistema interno do estádio Morumbi foram essenciais para reforçar as acusações contra Bobadilla. O clube colaborou com a entrega dos registros de vídeo. Após retornar de compromissos com a seleção paraguaia durante a Data Fifa, Bobadilla prestou depoimento, mas a versão dele foi considerada menos consistente em comparação aos relatos de testemunhas e da própria vítima.

Segundo a legislação brasileira, a injúria com conotação racista ou xenofóbica é classificada como crime de racismo, o que torna a situação ainda mais séria para o jogador. As penas podem variar de dois a cinco anos de prisão. Ademais, Bobadilla pode enfrentar sanções esportivas, como suspensão de competições organizadas pela Conmebol.

Em entrevista ao portal Globo Esporte, Bobadilla negou ter proferido a frase “venezuelano morto de fome”, como foi inicialmente reportado. Ele justificou que a discussão ocorreu em um clima tenso durante o jogo, após provocações mútuas. “O Navarro também me xingou. Disse ‘Boludo, hijo de put’. Eu respondi com ‘venezuelano de merd’, não com ‘morto de fome’, como disseram. Depois, conversamos e ele até me pediu desculpas. Entendeu que eu não quis ofender suas origens”, esclareceu o atleta paraguaio.

O incidente reabre o debate sobre racismo e xenofobia nos esportes da América do Sul, trazendo à tona a necessidade de reflexões por parte de federações, clubes e torcedores sobre comportamentos e atitudes, tanto dentro quanto fora de campo. Até o momento, o São Paulo não se pronunciou oficialmente sobre o indiciamento de Bobadilla, que continua a treinar normalmente na equipe.

Miguel Navarro em campo pelo Talleres. (Photo by Christian Alvarenga/Getty Images)
Miguel Navarro em campo pelo Talleres. (Photo by Christian Alvarenga/Getty Images)
Escalação do São Paulo: Zubeldía tem dúvida entre Lucca e Enzo Díaz para encarar o Vasco
Escalação do São Paulo: Zubeldía tem dúvida entre Lucca e Enzo Díaz para encarar o Vasco.

Avalie esta notícia: 10 0

VEJA TAMBÉM
- VENDAS NECESSÁRIAS! Diretoria dá foco para as saídas e planeja trazer três reforços com o valor recebido
- INDO PARA O RIVAL? São Paulo libera jogador gratuitamente e pode reforçar o Santos
- INDO PARA O RIVAL? São Paulo libera jogador gratuitamente e pode reforçar o Santos



Comentários



Nenhum comentario!

Enviar comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias
Logo
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net