O técnico Luis Zubeldía foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após uma série de comportamentos inadequados durante a partida entre São Paulo e Atlético-MG, realizada no dia 19. A punição consiste em dois jogos de suspensão, decorrente de sua expulsão na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, após protestos considerados desrespeitosos em relação à arbitragem.
A expulsão ocorreu após uma falta cometida pelo jogador Lyanco em Ferraresi, situação que levou Zubeldía a contestar vehemente a decisão do árbitro Ramon Abatti Abel. O treinador recebeu cartão amarelo por gestos provocativos e, ao aplaudir de forma irônica, acabou recebendo o cartão vermelho. O árbitro da partida registrou em súmula que Zubeldía invadiu o campo em protesto, necessitando ser contido pelos próprios jogadores.
A Procuradoria do STJD fundamentou a punição com base no artigo 258, inciso II, por reclamação desrespeitosa, e artigo 258-B, por invasão de campo. Apesar de já ter cumprido a suspensão automática na partida contra o Cruzeiro, Zubeldía ainda precisa cumprir mais um jogo de gancho. Assim, ele estará suspenso no próximo sábado, dia 24, contra o Mirassol e o restante da suspensão será computado na partida contra o Bahia, marcada para o dia 31 de maio, em Salvador.
No mesmo jogo, o atacante Calleri também foi expulso, após uma análise do VAR que detectou um cotovelada em Junior Alonso. O árbitro classificou a ação como "jogo brusco grave", resultando em expulsão direta. Este incidente sublinha a tensão da partida e a seriedade das decisões tomadas pelos árbitros em situações críticas.
Porque não punem também os erros grotescos de Arbitragem e do VAR que prejudicam e estragam o espetáculo. Se não querem reclamações da arbitragem, que coloquem Profissionais pra apitar, sem tanto apito amigo, favoritismo a certos times. etc. Se acabarem com os erros grotescos, acaba também a reclamação...
Não adianta reclamar só sai perdendo técnico tem que orientar os atletas e não reclamar isso cabe a diretoria
os vagabundos dos árbitros podem fazer as ***** q quiserem e não são culpados