A próxima eleição para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está em andamento, e o primeiro candidato oficial foi anunciado: Reinaldo Carneiro Bastos. O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou sua candidatura na manhã deste sábado, 17 de maio, enfatizando que já conta com o apoio de várias Federações e de muitos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
De acordo com o comunicado emitido pela FPF, Reinaldo Carneiro Bastos será o nome a ser votado na Assembleia Geral marcada para o dia 25 de maio. Contudo, para registrar uma chapa, é necessário o apoio de pelo menos oito Federações e cinco clubes, e Carneiro Bastos já está buscando garantir esses apoios essenciais. Neste sábado, clubes que fazem parte de blocos como LFU e LiBra se reuniram virtualmente para estabelecer uma base de apoio sólida para sua candidatura.
A expectativa é que as negociações políticas se intensifiquem ao longo do final de semana, já que o prazo final para a inscrição das chapas se aproxima, terminando na terça-feira, 20 de maio. Além disso, o cenário pode se complicar com a possibilidade de outro candidato emergir entre as 19 Federações que se distanciaram do atual presidente, Ednaldo Rodrigues, em um comunicado recente.
Nos bastidores, o nome de Samir Xaud tem sido mencionado, uma vez que sua família lidera a Federação Roraimense de Futebol há quase cinquenta anos. O processo eleitoral irá escolher um presidente, oito vice-presidentes, e seis membros para o Conselho Fiscal, que terão um mandato de 2025 a 2029.
Enquanto isso, a situação jurídica da CBF também é incerta. Ednaldo Rodrigues entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para cancelar a eleição, acompanhado de uma solicitação para ser reintegrado ao seu cargo. A defesa de Ednaldo ainda argumenta que a designação de Fernando José Macieira Sarney como interventor está em desacordo com o Estatuto da entidade, que prevê um processo específico de sucessão neste caso.
Mais um lixo para ajudar a afundar o futebol brasileiro
trocar rato por rato,
Trocar ***** por fezes sem condições ??????????
Esse cara me parece ser pior que o Edinlaldo ainda
Mexeram no balde de ***** agora aguentem o mau cheiro. Tirar o Edinaldo e colocar o Reinaldo, vai só trocar o mosquito, a ***** vai ser a mesma