A estrela do atacante Ryan Francisco brilhou intensamente novamente. Na quarta-feira, com um gol nos acréscimos, o jovem de 18 anos garantiu uma importante vitória de virada para o São Paulo sobre a Portuguesa, com o placar de 2 a 1, na Mercado Livre Arena Pacaembu, durante a quinta rodada do Campeonato Paulista. André Silva, de pênalti, também marcou para o Tricolor, enquanto Renan Peixoto abriu o placar para a Lusa.
O São Paulo, que vinha de dois jogos consecutivos com o time titular, entrou em campo com uma equipe inteiramente reserva e poupou seus principais jogadores contra a Portuguesa. No entanto, o destino decidiu que Ryan Francisco, craque da Copinha e autor de dez gols em oito jogos, seria o responsável por decidir a partida, mostrando-se como a próxima estrela do elenco profissional.
O São Paulo voltará a campo no próximo sábado para enfrentar o Santos, às 20h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, enquanto a Portuguesa também jogará no mesmo dia contra o Botafogo-SP, às 16h, novamente na Mercado Livre Arena Pacaembu.
No início do jogo, a Portuguesa abriu o placar aos 14 minutos, logo após um interruptor de um dos refletores do estádio que fez a partida ser pausada. Bobadilla tentou um passe pelo campo de defesa, mas entregou a bola para Renan Peixoto, que aproveitou uma escorregada do goleiro Jandrei e, de cavadinha, marcou o primeiro gol da partida.
Após o gol da Portuguesa, o São Paulo despertou e conseguiu empatar o jogo rapidamente. Aos 22 minutos, Erick recebeu um bom passe pela direita, invadiu a área e fez um cruzamento que acabou atingindo o braço de um defensor da Portuguesa. Inicialmente, o árbitro não marcou nada, mas após uma revisão do VAR, o pênalti foi confirmado. André Silva não desperdiçou a cobrança, acertando o ângulo.
O Tricolor aumentou sua pressão e quase conseguiu virar o jogo minutos depois. Em uma jogada, André Silva fez um cruzamento rasteiro, e Marcos Antônio ajeitou a bola, permitindo que Bobadilla finalizasse rente à trave esquerda. Em uma sequência frenética, Marcos Antônio teve uma grande oportunidade dentro da pequena área, mas mandou a bola por cima do travessão.
No fim do primeiro tempo, Ferraresi quase alterou o placar duas vezes, com um levantamento na área e um cruzamento. Contudo, as ações não resultaram em mais gols antes do intervalo. Já no segundo tempo, a Portuguesa criou a primeira oportunidade aos 12 minutos, com Fernando Henrique obrigando Jandrei a fazer uma defesa incrível.
O São Paulo começou a se encontrar em campo e, após uma série de tentativas, teve uma grande chance com Ferreira, que saiu na cara do gol e acertou a trave. A pressão aumentava e, na reta final, o técnico Luis Zubeldía resolveu colocar em campo Ryan Francisco e Lucas Ferreira, campeões da Copinha no final de semana anterior.
Foi então que Ryan Francisco decidiu a partida. Aos 46 minutos do segundo tempo, ele se apresentou como um herói, saindo cara a cara com o goleiro e estufando as redes, garantindo a vitória de virada do São Paulo no Pacaembu.
O jogo, que celebrou a performance jovem e a resiliência do Tricolor, teve um público de 8.399 torcedores e gerou uma renda de R$ 707.810,00.
FICHA TÉCNICA
Portuguesa 1 x 2 São Paulo
Local: Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo
Data: 29 de janeiro de 2025, quarta-feira
Horário: 21h35 (de Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Assistentes: Danilo Simon Manis e Luiz Alberto Nogueira
VAR: Daiane Muniz
Gols: Renan Peixoto, aos 14 do 1ºT (Portuguesa); André Silva, aos 22 do 1ºT, e Ryan Francisco, aos 46 do 2ºT (São Paulo)
Cartões amarelos: Santiago Longo, Patryck, Ruan (São Paulo); Tauã (Portuguesa)
Times:
PORTUGUESA: Rafael Santos; Alex Silva, Gustavo Henrique, Alex Nascimento e Pedro Henrique; Fernando Henrique, Hudson (Tauã) e Daniel Júnior (Rildo); Jajá Silva (Everton), Maceió (Guilherme Portuga) e Renan Peixoto (Kaue Dias). Técnico: Cauan de Almeida.
SÃO PAULO: Jandrei; Ferraresi, Ruan, Sabino e Patryck (Enzo Díaz); Santiago Longo (Rodriguinho), Bobadilla e Marcos Antônio; Erick (Lucas Ferreira), Ferreira (Ryan Francisco) e André Silva (Calleri). Técnico: Luis Zubeldía.