O Botafogo conquistou, neste sábado (30), o título da CONMEBOL Libertadores ao vencer o Atlético-MG em Buenos Aires. Essa vitória não apenas selou o campeonato para o clube carioca, mas também fez com que o Brasil se aproximasse da Argentina no total de conquistas desse torneio tão importante. Agora, o saldo de títulos está bastante equilibrado: 25 para a Argentina e 24 para o Brasil.
O cenário atual reflete um domínio brasileiro nos últimos anos. Com a vitória do Botafogo em 2024, já são seis títulos consecutivos conquistados por equipes do Brasil, que não permite que outra nação se aproxime do troféu da Libertadores desde 2019. Nos últimos oito anos, apenas uma vez o troféu saiu das mãos brasileiras, sendo essa conquista do River Plate em uma final contra o Boca Juniors em 2018.
Apesar da vantagem do Brasil nas conquistas recentes, a Argentina mantém uma liderança histórica. Dos cinco clubes mais vitoriosos na Libertadores, quatro são argentinos, destacando-se o Independiente com sete títulos, seguido pelo Boca Juniors com seis. Estudiantes e River Plate possuem quatro títulos cada. O Brasil, por outro lado, tem cinco tricampeões (Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos e São Paulo) e dois bicampeões (Cruzeiro e Internacional), além de outras equipes, como Atlético-MG, Corinthians, Fluminense e Vasco, junto ao Botafogo.
Atualmente, a lista de conquistas da Libertadores por país é a seguinte: Argentina – 25 títulos, Brasil – 24 títulos, Uruguai – 8 títulos, Colômbia e Paraguai – 3 títulos, e Chile e Equador – 1 título.
Nos próximos jogos, o Botafogo enfrentará o Internacional fora de casa no dia 04 de dezembro, às 21h30, e o São Paulo em casa no dia 08 de dezembro, às 16h. O Atlético-MG, por sua vez, jogará contra o Vasco fora de casa no mesmo dia 04, às 19h, e receberá o Athletico-PR no dia 08, também às 16h.
SP vai entrar com sub 17, contra o Botafogo