Um nome desconhecido no futebol brasileiro até o início da semana, Santiago Longo foi anunciado como novo reforço do São Paulo. O volante argentino de 26 anos chega por empréstimo ao clube do MorumBis, após toda a sua carreira no Belgrano.
Longo é um velho conhecido de Galoppo, seu novo colega de equipe, com quem foi vizinho no município de Freyre, em Córdoba. Os amigos jogaram juntos em um time local na infância. Atuando como um protetor dos zagueiros, o volante é um cão de guarda em campo, com pouca participação no ataque. Sua carreira profissional começou tarde, estreando no elenco principal do Belgrano somente em 2020, aos 22 anos.
O volante foi peça fundamental na reconstrução do Belgrano, atuando como titular na campanha que deu acesso (e título) ao time de Córdoba. Ao longo de 143 partidas pelo Belgrano, Longo recebeu apenas 20 cartões amarelos, com uma média de menos de 0,2 cartão por jogo, sem nenhuma expulsão. Além disso, sofreu apenas uma lesão muscular entre julho e agosto deste ano.
>A equipe do Belgrano se despediu de Longo com um vídeo mostrando alguns momentos de sua trajetória com a camisa celeste. O jogador expressou sua felicidade com a oportunidade de jogar no São Paulo, afirmando que é um sonho de criança defender o clube.
O que chama a atenção, é o início tardio da carreira, o que faz esse atleta ter um desenvolvimento físico mais natural, o que lhe permitirá jogar com menor risco de lesões e muito provavelmente um fim de carreira mais tardio que o habitual. tem tudo para explodir seu futebol no SPFC., inclusive com o colega Galoppo, formando uma grande dupla.