O São Paulo Futebol Clube tem uma longa história de jogadores uruguaios em seu elenco, com 19 atletas do país vizinho já tendo vestido a camisa do Tricolor em jogos profissionais. O atual jogador uruguaio do elenco é Michel Araújo, que chegou em março de 2023 e teve seu contrato definitivamente acertado em junho deste ano, até 2027.
A relação do clube com jogadores uruguaios remonta ao início de sua existência, com o meia Armiñana sendo o primeiro a defender o São Paulo, entre 1930 e 1931, conquistando o título paulista em 1931. Outros uruguaios marcaram presença no clube ao longo dos anos, incluindo Pedro Rocha, que chegou após a Copa do Mundo de 1970 e é o estrangeiro com mais gols pelo São Paulo, com 119.
Darío Pereyra, bicampeão brasileiro e tetracampeão paulista, foi outro destaque uruguaio no São Paulo, atuando em 453 partidas, sendo o segundo estrangeiro com mais jogos pelo clube. O lateral-direito Pablo Forlán, ídolo do Peñarol, também deixou sua marca no Morumbi, conquistando títulos estaduais durante sua passagem.
Além desses jogadores, nomes como Diego Lugano, Álvaro Pereira e Gabriel Neves também fizeram parte do elenco são-paulino, cada um deixando sua contribuição única para a história do clube.
não joga no amador aqui da minha cidade
MAraujo é fraquissimo.
Sangue de Uruguaio ele não tem. pra mim é sangue de barata. muito fraquinho.
Time que já teve Pedro Rocha, Dario e Lugano, agora ter Michel Araujo e decadente..
Só falta aprender a jogar bola agora
Esse bagre não representa a nossa força uruguaia!