Campeão da Copa do Brasil, o São Paulo começa a temporada de 2024 reforçado e ainda de olho no mercado para tornar o elenco de Dorival Júnior mais forte, visando principalmente duas disputas: a da Supercopa do Brasil contra o Palmeiras, em fevereiro, e da Conmebol Libertadores.
+ Siga o canal ge São Paulo no WhatsApp
Abre Aspas: Dorival Júnior fala sobre chegada ao São Paulo, trabalho de técnico e família
A equipe se reapresenta nesta semana para a pré-temporada no CT da Barra Funda com novidades anunciadas: o volante Luiz Gustavo , que defendeu o Brasil na Copa do Mundo de 2014; o atacante Erick , ex-Ceará; e o meio-campista paraguaio Damián Bobadilla .
Ao mesmo tempo, o clube inicia o ano com uma perda grande para o elenco. O zagueiro Beraldo, um dos destaques do time na temporada, está na França para finalizar a transferência para o Paris Saint-Germain. Outras negociações ainda podem ocorrer.
Mais do São Paulo : + Exclusiva: Rafael diz que quer se aposentar pelo São Paulo + Exclusiva: Galoppo quer recuperar tempo perdido após lesão + Quem fica? Quem sai? As contratações do Tricolor para 2024
Dorival Júnior ganhou três reforços após o fim do Campeonato Brasileiro — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
Dorival Júnior ganhou três reforços após o fim do Campeonato Brasileiro — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
São três reforços confirmados e mais dois objetivos a princípio no mercado. A diretoria são-paulina tenta convencer o Grêmio a liberar o atacante Ferreira, que viria para preencher uma lacuna do elenco, ainda carente de atacantes velozes.
O clube gaúcho estipulou um valor de R$ 8 milhões para liberar os 35% dos direitos econômicos que possui pelo atacante , que tem compromisso com o time do Rio Grande do Sul até o fim de 2024.
O São Paulo procura alternativas para diminuir a pedida e pode até envolver jogadores do atual elenco para viabilizar a transferência. Não houve grandes avanços na conversa nos últimos dias de 2023.
Ferreira é alvo do São Paulo para a temporada 2024 — Foto: Maxi Franzoi/AGIF
Ferreira é alvo do São Paulo para a temporada 2024 — Foto: Maxi Franzoi/AGIF
A diretoria quer a contratação de um centroavante para ser alternativa a Calleri. Porém, a procura esbarra em questões financeiras, já que o atleta chegaria para ser reserva do argentino, destaque do elenco.
O maior reforço para 2024, contudo, já está no elenco: a renovação de contrato do camisa 7 Lucas por mais três temporadas .
O atacante Luciano também acertou a prorrogação do compromisso até o fim de 2026 , após receber sondagens do futebol árabe que colocaram em xeque a continuidade para 2024.
+ Leia mais notícias do São Paulo
Bobadilla manda recado para a torcida do São Paulo
O clube negociou Beraldo por 20 milhões de euros (mais de R$ 107 milhões) com o Paris Saint-Germain , mas não deve repor a perda no mercado. Com Arboleda, Alan Franco, Ferraresi e Diego Costa, a posição não é tratada como prioridade.
O São Paulo ainda se despediu nesta segunda-feira do goleiro Felipe Alves e de três atacantes: Alexandre Pato, em fim de contrato, Erison e David, com empréstimos encerrados, finalizaram os respectivos compromissos e não fazem mais parte do elenco de Dorival Júnior.
Beraldo deve ser anunciado nos próximos dias pelo PSG — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Beraldo deve ser anunciado nos próximos dias pelo PSG — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
O clube ainda negocia os detalhes finais para anunciar a saída do lateral-direito Nathan , negociado com o Red Bull Bragantino. Do outro lado do campo, Caio Paulista está próximo de ser anunciado pelo Palmeiras .
Essas movimentações devem resultar na manutenção momentânea de Pablo Maia e Rodrigo Nestor, alvos de sondagens do mercado europeu. Somente altas propostas mudariam o plano do São Paulo , que ainda vive situação econômica preocupante.
Com contrato até o fim de 2026, Luan pode deixar o São Paulo neste ano — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
Com contrato até o fim de 2026, Luan pode deixar o São Paulo neste ano — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net
O clube ainda pretende negociar alguns nomes do elenco para reduzir o grupo de trabalho de Dorival Júnior. Nomes como Gabriel Neves, Méndez e Luan, fora dos planos da comissão técnica, podem deixar o Morumbi em janeiro.
Matheus Belém tem contrato até o fim de janeiro e deve deixar o clube. Já Marcos Paulo permanece ligado ao São Paulo enquanto se recupera de lesão no joelho esquerdo, mas está fora dos planos para a temporada.
São Paulo volta a disputar a Copa Libertadores em 2024 — Foto: Marcos Ribolli/ge
São Paulo volta a disputar a Copa Libertadores em 2024 — Foto: Marcos Ribolli/ge
?? Ouça o podcast ge São Paulo ??
+ Assista: tudo sobre o São Paulo no ge, na Globo e no sportv
faz uns 3 meses que essa diretoria vem tentando contratar esse ferreira,meu deus, muito incompetência,daqui a pouco o Bahia vai lá paga e leva,como os porcos fizeram com o energúmeno daquele lateralzinho esquerdo, vai vendo
tá muito devagar essas contratações até agora não temos um atacante pra substituir o calleri acho difícil um cara substituir ele mas tinha que ter contratado já senão vai ser mesma sofrência do fim do Brasileirão de 2023
Eu acho esse elenco bom,talvez na lateral precisa ser melhorada,mas pode ser que os garotos dão conta do recado,algumas contusões atrapalharam jogadores desse setor,vamos ver esse ano
para a posição do calleri gol não tem múitas opção no mercado tem o galoppo q joga improvisado e testaria o Erick q muito rápido traria o Deiverson acho mais facil ou Tiago galhardo q é mais difícil o Fortaleza libera a última opção é o Firmino q não vem jogando mais deve ter o salário muito alto
Meu Deus, Nikão chega a me dar calafrios ... não joga bem já a muito tempo!
E verdade xinguem a vontade o Dorival que nós deu um título que outros nos últimos 10 anos não deram. Como no são Paulo todo torcedor quer ser técnico, temos que ler certas barbaridades.
Contratações:
Éverton Ribeiro - sem clube.
Empréstimo de uma temporada - Brenner (Udinese) - oferecer em troca por 18 meses: Juan, Rodriguinho e Caio Matheus.
Tuta (Eintracht Frankfurt) - oferecer em troca Méndez, Alan Franco e Gabi Neves em definitivo.
Ferreira (Grêmio).
Vender: Nikão (Atlhético-PR) e Igor Vinícius (Bahia).
Renovação de Wellington.
O que não entendo. O Luciano sempre jogou de centroavante. O Mico Ceni improvisou ele no meio de campo por necessidade, veio o pardal e continua mantendo ele no meio. Apesar de ter sido o artilheiro do time sua posição é centroavante. e não precisa contratar outro. O Luciano pode cobrir perfeitamente a ausência do Calleri. guando não precisar ele joga de atacante pelas laterais como o Lucas deverá jogar. Eita pardal que não tem visão futebolística, só pede, pior que mendingo..
Precisa ainda de reforças nas laterais tanto na Le quanto na LD
teria que segurar Pablo e se surgir sondagem vender Nestor, pois na posição dele tem mais jogadores e na minha umilde opinião bem melhor que ele
Caio paulista eu não falo nada que era um valor de 19 milhões, agora vamos ver se o São Paulo não dá esse mole no Michael Araújo TMB valor pela metade e bom jogador, poderia compra ele de boa já .