O Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube traz um apanhado histórico-estatístico de fatos atualizados após a vitória do Tricolor sobre o Corinthians, por 2 a 0 (gols marcados por Wellington Rato e Lucas), nesta última quarta-feira (16).
TÓPICO 1: LUCAS
Faltava apenas o Corinthians para Lucas completar a trinca: marcar gol em todos os rivais do Estado. Agora não falta mais. O craque #madeincotia se tornou o 86º são-paulino alcançar essa marca. O 18º no século. Abaixo, a relação dos 18, com a quantidade de gols no total:
Em toda a história, foi a segunda vez que o São Paulo venceu um mata-mata contra o Corinthians após perder a primeira partida para o rival, necessitando virar a situação no jogo de volta. A primeira vez foi na decisão do Campeonato Paulista de 1998. Nesta, foi primordial o retorno do ídolo Raí, regresso da França e autor de um gol da final em que o Tricolor venceu por 3 a 1. Lucas, de modo parecido, voltou há pouco para o clube que o revelou e também marcou um gol na classificação do time na Copa do Brasil 2023.
TÓPICO 2: ADVERSÁRIOS
O goleiro do Corinthians, Cássio, ultrapassou a marca de 50 gols sofridos diante de são-paulinos, alcançando o número de total de 51 bolas na rede. Os goleiros que mais levaram gols do Tricolor no século 21 são:
O São Paulo ampliou o cartel de vitórias do clube em partidas contra o técnico Vanderlei Luxemburgo. A campanha geral agora apresenta 29 vitórias, 21 empates, 27 derrotas, com 99 gols marcados e 98 gols sofridos.
TÓPICO 3: CLUBE
1) - Pela primeira vez na história, o Tricolor eliminou dois rivais locais em uma competição que não fosse estadual (o Palmeiras, nas quartas de final, e o Corinthians, na semifinal), embora fosse, apenas, a terceira vez que essa possibilidade tenha ocorrido.
Em 1990, o São Paulo eliminou o Santos no Campeonato Brasileiro, e perdeu a final para o Corinthians. Em 2002, o Tricolor eliminou o Palmeiras no Torneio Rio-São Paulo, e foi derrotado pelo Corinthians na decisão do título.
2) – Com a vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, o São Paulo alcançou uma trinca de vitórias seguidas no Morumbi sobre cada um dos rivais do estado. Nas duas partidas anteriores: 4 a 1 no Santos e 1 a 0 sobre o Palmeiras.
Foi apenas a sétima vez na história que essa sequência foi obtida. Em 2022, isto também ocorrera. Confira a relação completa:
3) - O São Paulo se classificou para a 52ª decisão de campeonato oficial regular, no formato de final - jogo eliminatório de confronto direto, em toda a história. O adversário no confronto será o Flamengo. Das 52 disputas, o Tricolor conquistou o título (em negrito), em 27. Confira a relação, abaixo:
TÓPICO 4: TORCIDA
Em 2023, a torcida são-paulina quebrou inúmeros recordes históricos. Com 62.093 pessoas na noite de ontem (16), o Tricolor viu o maior público do Morumbi desde 2015 e a maior renda bruta obtida na história do Plano Real. Eis, aqui, uma atualização de todas as principais marcas:
JOGOS SEGUIDOS COM MAIS DE 50 MIL PESSOAS
Os recordes anteriores:
JOGOS COM MAIS DE 50 MIL PESSOAS EM 2023
O recorde anterior:
JOGOS SEGUIDOS COM MAIS DE 40 MIL PESSOAS
O recorde anterior:
JOGOS COM MAIS DE 40 MIL PESSOAS EM 2023
O recorde anterior:
MÉDIAS DE PÚBLICO COMO MANDANTE NO MORUMBI
OS MAIORES PÚBLICOS DO SÃO PAULO NO SÉCULO XXI
AS MAIORES RENDAS DA HISTÓRIA DO SÃO PAULO NO PLANO REAL
Estagiário fez cagada nessa matéria aí, falou de tudo e não disse nada!
obs, Dorival errou muito em colocar o Juan no jogo desde então o time piorou, poderia ter colocado o pato ??, o Curinthians no final quase faz um gol porque perdeu o medo do ataque do São Paulo
o gigante acordou