Pode-se dizer que a temporada de 2022 não correspondeu às expectativas do torcedor do São Paulo. Um exemplo disso foram os dois vice-campeonatos no Campeonato Paulista para o Palmeiras, e na Copa Sul-Americana para o Independiente del Valle, além do time não conseguir uma vaga para a próxima Libertadores. Além disso, apesar de atletas como Calleri, Luciano e Patrick se destacarem, outros jogadores decepcionaram na temporada para irritação da torcida.
LEIA TAMBÉM: Iron Maiden coloca escudo do São Paulo em cartão de Natal
O Soberano segue uma reformulação em seu elenco cada vez mais intensiva para o ano que vem. Oito atletas já deixaram o Morumbi, enquanto outros ainda podem sair. Por outro lado, o atacante Pedrinho, o meia Wellington Rato e o goleiro Rafael foram alguns dos reforços já anunciados.
Veja, abaixo, quem foi mal em 2022 e escolha quem mais decepcionou em nossa enquete:
• Nikão
Nikão chegou com status de estrela e ganhou a camisa 10 ao ser apresentado no São Paulo, mas a temporada foi frustrante em meio a lesões e desempenhos abaixo. Com isso, foi emprestado e já anunciado pelo Cruzeiro.
Prejudicado pela sequência de lesões, o atleta jogou apenas 32 das 77 partidas que o clube fez na temporada, saindo 17 delas do banco de reservas. Ao todo, foram apenas quatro gols e assistências, números pífios se comparados ao seu desempenho no Athletico.
• Jandrei
O goleiro foi o segundo reforço para essa temporada e foi ganhando sua titularidade no começo do ano, pelo Campeonato Paulista. No entanto, depois acabou perdendo lugar para Felipe Alves, outro reforço. Jandrei não chegou a passar muita segurança ao torcedor são-paulino e foi criticado algumas vezes.
Ao todo, Jandrei fez 43 jogos em 2022 e sofreu 44 gols, deixando de convencer até mesmo Rogério Ceni. Por conta disso, o Tricolor anunciou o reforço do goleiro Rafael, ex-Atlético-MG, e que tem expectativa de ser o titular no ano que vem.
• André Anderson
O meia chegou por empréstimo da Lazio e era visto como um bom investimento por ser jovem, mas não conseguiu lugar na equipe realizando apenas 12 partidas. Inclusive, o clube paulista até tentou devolvê-lo ao time italiano, que recusou. Pode ser que o atleta procure outro time para a próxima temporada.
Dessa maneira, André Anderson jogou muito pouco no ano, somando somente 12 partidas sem ter marcado nenhum gol.
• Igor Gomes
O meia de 23 anos foi um dos pilares do time – tanto que entrou em campo em 61 partidas, o quarto que mais jogou. No entanto, virou alvo da torcida mais de uma vez por falhas em momentos decisivos, como por exemplo no jogo contra o Atlético-GO, em Goiânia, pela Sul-Americana, em que acabou expulso.
A relação se desgastou a ponto de o meia rejeitar toda proposta de renovação feita pelo São Paulo. Agora, a menos de quatro meses do fim do vínculo, ele já se acertou com o Atlético-MG e tenta a liberação antecipada. Com 61 jogos, fez um gol e somou sete assistências.
• Marcos Guilherme
Anunciado para ser o atacante velocista da temporada, Marcos Guilherme acabou decepcionando a todos. Foram apenas 17 jogos, com um gol marcado e com apenas quatro jogos seguidos nas rodadas finais, sendo sua maior sequência no time nesta temporada.
E então, torcedor, quem foi o pior jogador do Tricolor em 2022? Vote na enquete!
São Paulo, Enquete, Pior, Jogador, 2022, SPFC
Diego costa...leo pele...igor vinicius...luisao....miranda...nedtor rodrigo...igor gomes...eder...daniel alves...paulo maia etc so quatro se salvaram ***
O pior eh o andre anderson que nem jogou
O pior dos piores: Jandrei
Igor Gomes, fato.
Igor Gomes
Igor gomes e Rafinha.
Bustos, Mikao, Igor Gomes
Mikão, é claro
Igor gomes, nikão e marcos Guilherme bem nessa ordem mesmo!
O Pior jogador nao existe. Todos tem seus dias bons e ruins. A pergunta deveria ser. Quem contratou o jogador q nao rendeu nada bo SP. P.....pagar 500 a 600 mil fe salários para hogador no Brasil. Isso é muito fora da realidade. Seria 100 mil mais produção.
Eu fui contra a contratação desse nikão, mt dinheiro pra um jogador comum, agr sai daqui com o bolso cheio e sem ajudar o SP em nada.
Éder Marcos Guilherme Léo galoppo nikao
Não tenho dúvida, André Anderson.
Todos os indicados na reportagens!!
A pergunta certa seria quem se salvou de criticas em 2022?
Pelo custo benefício o pior foi o nikao
Difícil eleger 1 só
Julio Casares e Rogerio Ceni!!
Julio Casares
Colorado
Bustos, o pior. Ridículo
Pra mim foi o nikao , nao aguentou o fardo pesado da camisa 10 ,deu problema na coluna e nunca mais voltou ,reza a lenda que ele pediu pelo amor de Deus de tirarem ele do sao paulo f.c pq realmente a camisa era pesada
Nikao chegou com status de craque q ia resolver nosso favor e mal jogou tanto q ja partiu e muito pelo alto investimento e salário
Então se for classificar o pior, teria que ser o time inteiro mais o yreinador. O que ganharam? Dinheiro e muito.
Mano tanta enquete pra fazer vocês querem ver quem foi o pior faz favor aos administradores ninguém quer saber quem foi o pior não o torcedor quer conteúdos bem melhores do que enquete para saber quem foi pior aff.
Quero continuar... deixaram o Scarpa solto. Era p/ fechar o meio e segura o jogo ali. Deixar o tempo correr. Perderam por incompetência. Copa do Brasil. Jogaram em cima o tempo todo w se descuidaram na defesa. Depois, no final do jogo o time adversário parou o jogo p/ substituir e marar tempo por que 2 x1 era um bom resultado p/ eles e deixaram os caras fazer outro numa total falta de atenção. Na Sul Americana, entraram em campo achandi que estava ganho o jogo. Não colocaram o Miranda em campo p/ ter respeito e p/ liderar o time, enquanto do outro lado colocaram um jogador c/ praticamente a mesma idade. Pior do que o jogo da Copa di Brasil, nao jogaram nada. Todos eles. E no Brasileiro. Tinham uma partida atrasada contra o Coritiba, ganharam e ficaram c/ todas as posfibilidades de classificação p/ a Libertadores. Entraram contra o Botafogo p/ tomar banho de chuva. Mais nada. Então, citar um ou outro jogador é difícil. Falar do treinador, por mais que faça suas porcagias, acho que quem está em campo, tem que ter visão do andamento do jogo e tomar uma atitude próativa. No Santos de Pelé, Coutinho & Cia, o treinador falava o que fazer até o início do jogo. De lá p/ frente, com a leitura do jogo a turma fazia acontecer. Aqui cabe também um comentário sobre o time do Diniz. Perdeu o Brasileiro mais ganho que tivemos insistindo c/ aquela burrice de trazer o adversário p/ nossa defesa na saída de jogo. Outro momento que os jogadores tinham que fazer o jogo deles e não continuar insistindo com aquele esquema furado do Diniz. Vê se ele insistiu c/ aquele esquema nas outras equipes. Então, não dá de culpar algum jogador que de ante mão sabemos de suas deficiências. Mas, como torcedor fico sempre acreditando que quem esta em campo está pensando em dar o melhor.
Pra mim o pior o Nikao muito mal
Mikao o homem de vidro k
André Anderson ficou lesionado, teve poucas oportunidades e não se encaixou no sistema do atrapalhado, teimoso e vingativo Mico Ceni..
Jandrei, Marcos Guilherme, Rafinha e Léo Pelé. Estes foram os piores jogadores e o Mico Ceni como o pior Técnico..