O São Paulo enfim acertou a contratação do meia-atacante Wellington Rato, de 30 anos, que foi um dos destaques do Atlético-GO em 2022. Neste sábado (17), o jogador assinou contrato com o Tricolor até 31 de dezembro de 2025.
LEIA TAMBÉM: [PARTICIPE] Deixe sua mensagem de boas-vindas a Wellington Rato, anunciado oficialmente pelo Tricolor
"Estou muito feliz de estar aqui e vestir essa camisa. Quero retribuir o carinho dos torcedores que já recebi pelas redes sociais. Estou com muita vontade de vestir essa camisa, porque é a realização de um sonho. Espero ser feliz aqui", revelou Wellington Rato.
O clube precisou melhorar a proposta ao Atlético-GO, antes em R$ 4 milhões por 70% dos direitos, para R$ 5 milhões por 80% para ter o jogador. Para superar a concorrência, prevaleceu a vontade de Rato, que deixou clara sua preferência pelo clube do Morumbi.
Rato foi um dos destaques do Atlético-GO em 2022, apesar do rebaixamento da equipe no Campeonato Brasileiro. Ele foi importante na campanha da equipe na Copa Sul-Americana, quando chegou à semifinal e só foi eliminado pelo próprio São Paulo.
Ele se junta a Rafael e Pedrinho como contratações já confirmadas pelo São Paulo. David, do Inter, e Marcos Paulo, do Atlético de Madrid, podem ser mais duas contratações para a temporada 2023.
Mas afinal, quem é Wellington Rato?
Wellington Soares da Silva, mais conhecido por seu apelido - Rato -, nasceu no Rio de Janeiro. Ainda jovem, iniciou sua trajetória no futebol nas categorias de base do Osasco Audax, de São Paulo. Em 2013, aos 21 anos, foi promovido ao elenco profissional.
Foram apenas dez partidas no time de cima no primeiro ano e um gol marcado. Depois disso, disputou mais 11 jogos pelo clube paulista, em 2014, antes de se transferir para o Red Bull Brasil, também de São Paulo.
Em 2017, ele teve uma passagem de destaque pelo futebol mineiro vestindo as cores da Caldense. Foram quatro gols marcados em 15 jogos pela Veterana. Curiosamente, Wellington Rato deixou sua primeira marca justamente diante do Cruzeiro - na derrota por 2 a 1, no Estadual daquele ano.
Depois disso, o meio-campista ainda teve boas passagens por Sampaio Corrêa, com 34 jogos, um gol e cinco assistências; e Ferroviário, de Fortaleza, com 22 apresentações e sete bolas nas redes adversárias.
Rato chegou ao Atlético Goianiense em 2020. Ainda naquele ano, ele entrou em campo 25 vezes e contribuiu com dois gols e quatro assistências. Apesar dos bons números, não teve muito espaço no clube na temporada seguinte e foi emprestado ao V-Varen Nagasaki, do Japão. Por lá, disputou 23 partidas, marcou sete gols e deu dois passes decisivos.
Embora tenha sido rebaixado com o Dragão em 2022, Rato foi o principal destaque do clube na temporada. O armador defendeu as cores do Atlético-GO em 70 ocasiões, fez 15 gols e deu sete assistências.
Veja alguns lances do atacante:
São Paulo, Wellington Rato, Trajetória, Números, SPFC
To gostando que sp ta fazendo mandando embora chinelinhos
Wenderson, lembrando que não é Arboleda e sim Arbolenda
Ele vai surpreender muita gente, se o Fortaleza estava atrás dele, ruim ele não é.
Pelo currículo, sou pessimista
Torcer muito pro Wellington Rato nos surpreender.Trinta anos e só jogou em times de pouca expressao,vamos torcer.
Chupa Bayer de Munique Wellington Moé nosso porra ??????
Apesar da idade é bom jogador
Pelo menos raça ele tem de sobra
Arboleda tem mais gols que ele lembrando Arboleda é zagueiro
Não vai jogar nada muito fracos pra jogar no são Paulo
Vi alguns jogos dele, é bom jogador, vai surprender muita gente