Há 10 anos, São Paulo ganhou a Sul-Americana em 'final que nunca terminou'

Fonte Uol
Rogério Ceni e Lucas Moura eram os principais jogadores do São Paulo em 2012
Imagem: Nacho Doce/Reuters

Dez anos depois de conquistar seu primeiro título da Copa Sul-Americana, o São Paulo volta amanhã a disputar uma final da segunda competição interclubes mais importante do continente, contra o Independiente del Valle (EQU), em Córdoba (ARG).

Assim como aconteceu em 2012, a equipe brasileira espera sair de campo com o troféu nos braços. Mas ao contrário da última vez, deseja que a final tenha pelo menos os 90 minutos regulamentares de futebol.

LEIA TAMBÉM: São Paulo pode contratar dois jogadores do Internacional para a próxima temporada

É que, na última (e única) oportunidade em que o time tricolor esteve em uma decisão da Sul-Americana, o título veio graças a um W.O. (abandono de jogo), determinado pelo árbitro Enrique Osses depois que o Tigre (ARG) se recusou a voltar do intervalo para a disputa do segundo tempo no estádio do Morumbi.
É verdade que o São Paulo já estava com a vitória e o título bem encaminhados quando tudo aconteceu. O time, que tinha como estrelas o goleiro Rogério Ceni (agora técnico da equipe) e o atacante Lucas Moura (hoje no Tottenham), havia empatado por 0 a 0 na Argentina e já vencia em casa por 2 a 0.
A confusão que deixou a final pela metade começou no finalzinho do primeiro tempo. Aos 39 minutos, o lateral esquerdo Lucas Orbán acertou uma cotovelada em Lucas Moura, que ficou com o nariz sangrando. Apesar da agressão, o argentino não recebeu nem cartão amarelo.
Assim que o árbitro apitou o encerramento da etapa inicial, o jogador do São Paulo foi até seu agressor e lhe ofereceu o chumaço de algodão que estava sendo utilizado para estancar o sangramento. Foi o suficiente para que cenas lamentáveis tomassem conta do Morumbi.
Jogadores dos dois clubes trocaram ofensas e agressões. O são-paulino Paulo Miranda e o volante Gastón Díaz, do Tigres, foram expulsos. Seguranças do clube brasileiro e policiais também participaram da confusão.
O confronto continuou no subsolo do Morumbi. Integrantes da delegação argentina tentaram invadir o vestiário adversário. Impedidos pelas forças de segurança presentes no estádio, entraram em conflito com a PM.
Em entrevista à ESPN Argentina, o então técnico do Tigres, Néstor Gorosito, afirmou que policiais brasileiros ameaçaram seus jogadores com armas de fogo e que, por isso, não havia clima para a partida continuar.
O São Paulo voltou normalmente do intervalo e ficou durante 30 minutos esperando em vão o retorno do rival. Como ele não aconteceu, o árbitro declarou a equipe brasileira vencedora da partida, e, consequentemente campeã do torneio continental.
Depois do título de 2012, o clube do Morumbi teve poucas campanhas de destaque no cenário internacional. Em 2013 e 2014, chegou novamente às semifinais da Sul-Americana. Em 2016, ficou entre os quatro melhores da Copa Libertadores da América. E nada mais.
O único troféu levantado desde então foi o do Campeonato Paulista do ano passado. Nesta temporada, a equipe tricolor foi vice-campeã estadual, semifinalista da Copa do Brasil e ocupa uma modesta 12ª colocação no Brasileiro.

Com 37 pontos, o time de Rogério Ceni tem sete de vantagem para o Cuiabá, primeiro da zona de rebaixamento, e ainda não está completamente livre do risco de descenso. Seu próximo jogo válido pela competição nacional será contra o América-MG (8º), quinta-feira, em Belo Horizonte.
São Paulo, ganhou, Sul-Americana, nunca, terminou
Avalie esta notícia: 1 0
VEJA TAMBÉM
- 3 Milhões para festa junina!! São Paulo aprova orçamento para 2026 com diferença de 5 votos e conta com gastos suspeitos
- Adeus da joia? São Paulo avalia proposta do Botafogo por Pablo Maia no mercado
- BOMBA NO TRICOLOR: São Paulo deve realizar troca tripla com o Botafogo
- São Paulo avança por Joaquín Correa e negocia troca com Ferraresi
- São Paulo avança por Joaquín Correa e negocia troca com Ferraresi



Comentários

josé luiz de arruda galati
2 0
30/09/2022 17:46:58

Final que nunca terminou porque o Tigre se recusou a perder com dignidade!

wagner silva
0 0
30/09/2022 11:20:01

Espero que essa seja ums 3 a 0 no primeiro tempo assim vamos ganhar 2 sula no primeiro tempo k

jpsouzajp
bronze
4 0
30/09/2022 08:57:09

"final que não terminou" é meu ovo esquerdo.
Pq não fala dos dois títulos brasileiros do Palmeiras em um só ano? Unificado de maneira bizonha ..
Pq não fala do título no grito do flamengo em 87?
Pq não fala da abarrecao do título de 2005 do Corinthians?
Vão dizer que é por conta da final que falam de 2012.... Mas porque nunca discutem esses títulos aí acima??
Em 2012, O tigre escapou de sair com uma goleada, por isso fugiu do jogo... E como assim, nunca terminou? Terminou antes do tempo previsto ... Era pra ter tido mais 45 minutos...
O analfabetismo funcional aliado a aspectos tendenciosos imperam na mídia TB.

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net