São Paulo nomeia comitê de estudo para separar futebol do clube social; veja os detalhes

Votação de reforma estatutária, com reeleição de presidente em pauta, é marcada

Fonte Globoesporte.com
O São Paulo nomeou, nesta quarta-feira, através de um ato administrativo, um comitê de estudos do Conselho de Administração para viabilizar a separação entre o futebol e a estrutura social do clube.

Esse comitê será responsável por apresentar um projeto ao Conselho de Administração em um ano. Caso seja aprovado nessa primeira instância, seguirá para o Conselho Consultivo e, por fim, ao Conselho Deliberativo.
A equipe desse estudo será liderada pelos conselheiros Adilson Alves Martins, José Alberto dos Santos e Vinicius Medeiros Leite. O advogado tributarista Juliano Di Pietro será um consultor do projeto por ter experiência no assunto.
A ideia de separar os setores é um tema antigo no Morumbi. Em 2018, o Conselho de Administração do São Paulo discutiu um projeto para viabilizar tal condição. Ele previa a criação de uma empresa para administrar time profissional, estádio, centros de treinamento, categorias de base, patrocínios, licenciamento e tudo relacionado a futebol.
Essa empresa seria 100% controlada pelo São Paulo Futebol Clube.
Sempre que o futebol desse lucro, uma parte dos valores seria devolvido ao clube social. Quando houvesse prejuízo, a empresa iria absorvê-lo. A inspiração, ainda que com mudanças e adaptações ao Brasil, foi o Bayern de Munique, que criou uma empresa para cuidar do futebol, mas com controle acionário do clube.
Quem ocupasse cargo diretivo no clube social não poderia ter cargos na empresa que cuidaria do futebol. Esse Conselho de Administração nomearia o CEO da empresa e os diretores de cada uma das áreas.
O ex-presidente do São Paulo José Eduardo Mesquita Pimenta foi nomeado para presidir a comissão que analisaria o caso. Em abril de 2018, ele considerou o projeto inviável devido a questões tributárias.
O projeto inicial passou por alterações e seguiu para nova análise do Conselho de Administração. No entanto, não houve prosseguimento nos trâmites internos do clube.
Em 2019, o ex-presidente Leco convidou o então presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), para uma visita ao CT da Barra Funda.
Naquele momento, Maia mantinha conversas com clubes e entidades sobre o projeto de lei que pretende gerar incentivos aos clubes interessados em criar empresas para gerir o departamento de futebol profissional. Essa era uma das metas da gestão passada.
A atual gestão espera que o novo estudo seja diferente dos demais já apresentados no clube.
Reforma estatutária
Os conselheiros também votarão no próximo dia 18 uma reforma estatutária para o São Paulo. O principal ponto será a reeleição do presidente, que atualmente tem mandato único de três anos.
O mandato dos conselheiros também poderá mudar, passando de três para seis anos, reduzindo assim o processo político dentro do clube.

Para ser aprovada, a proposta precisa receber metade dos votos do Conselho Deliberativo (131 votos). Caso seja aprovada, o presidente do Conselho Deliberativo, Olten Ayres, terá prazo de até 30 (trinta) dias para convocar uma Assembleia Geral Extraordinária.
São Paulo, Comitê, Separação, Futebol, Social, SPFC
Avalie esta notícia: 8 4
VEJA TAMBÉM
- Compra obrigatória? Situação de Marcos Antonio pega torcida de surpresa no São Paulo!
- São Paulo reage e entra na disputa por Pochettino, mas concorrência milionária complica negócio
- Decisão tomada: Oscar comunica aposentadoria e São Paulo já não o considera para 2026
- Fim da dívida? São Paulo fecha acordo para pagar atraso milionário a Nikão
- São Paulo define saída de Luan, mas volante quer cumprir contrato até 2026



Comentários

nilson almeida delphino delphino
3 0
11/11/2021 06:45:37

Creio que nao irão aceitar essa esperança aquele bando de velhos safados que compoem o Conselho do SP querem ficar la só sugando o clube e infelizmente não tem nem ai para o que a torcida pensa!!!

jair klein
1 0
10/11/2021 22:56:47

Pelo amor de Deus vendam o SPFC para um arave rico

romulo raniere gomes rocha
0 3
10/11/2021 22:31:17

Casete o time guase rebaixado e vcs preocupado com divisao de club social cade a torcida independente pra cair em cima desses caras meu cade o neves cade o benites. O ******* do luan machucado nao melhora so vive tomando todas por isso que nao se recupera logo vive enchendo a cara. To falando a pura verdade falei um dia com ele o cara tava pra la de baquida isso e o. Sao paulo de hoje??????????

paulo monteiro de mello
7 0
10/11/2021 20:56:29

Aqueles diretores vitalícios Filhos da P. vão engavetar como fizeram antes... Ninguém quer perder a mamata... SP = Cruzeiro

evodio augusto santos
5 0
10/11/2021 20:51:00

Uma empresa especializada internacional, apresentaria um projeto longo, de modernização, dando ao clube um dinamismo incalculável. Só que a mentalidade é a de um clube sem finsl lucrativo. Então, vamos continuar na mesma.

willianlc
bronze
3 0
10/11/2021 20:32:59

"O principal ponto será a reeleição do presidente, que atualmente tem mandato único de três anos.
O mandato dos conselheiros também poderá mudar, passando de três para seis anos".
dull

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net