LEIA TAMBÉM: Daniel Alves está liberado para jogar Brasileirão por outro clube se inscrito em 14 dias
O Tricolor relembrou a curiosa história do jogador com o clube e o personagem querido pelo povo brasileiro.
- Hoje é aniversário de Musashi Mizushima, atleta japonês do time campeão paulista de 1985 e uma das fontes de inspiração para a criação de Oliver Tsubasa, de Supercampeões. Felicidades - escreveu o São Paulo.
???? Hoje é aniversário de Musashi Mizushima, atleta japonês do time campeão paulista de 1985 e uma das fontes de inspiração para a criação de Oliver Tsubasa, de Supercampeões.
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) September 10, 2021
Felicidades! ?????? pic.twitter.com/nu9DibjKRs
Para entender essa história, temos que voltar ao ano de 1975. Tsubasa Ozora, ou Oliver Tsubasa, foi inspirado em um jogador japonês que vestiu a camisa do São Paulo entre 1975 e 1985. O jogador é Musashi Mizushima, astro no território japonês.
Naquele ano, o São Paulo deixou que o jovem meia-atacante de 11 anos treinasse na base do clube. Era uma recomendação de Pelé, que o descobriu durante ida ao Japão. Musashi deixou tudo para trás no Japão e sua determinação para vencer no mundo do futebol ficou conhecida em todo o país. Na época, o futebol no Japão não era profissional e os nipônicos nunca tinham disputado uma Copa do Mundo. Logo, as esperanças por dias melhores no esporte estavam nos pés de Musashi, que ganhou fama por isso.
Anos depois, em 1981, o fã de futebol e escritor iniciante Yoichi Takahashi decidiu produzir seu primeiro mangá e usou o futebol como tema, empolgado com a globalização do esporte. O objetivo era tornar o futebol mais popular no Japão. Usando personagens carismáticos e sonhadores, criou "Capitain Tsubasa", que logo caiu nas graças do público.
Em 1985, finalmente Musashi Mizushima passou a integrar, efetivamente, o elenco do São Paulo para os campeonatos da temporada. No entanto, como o grupo era recheado de bons nomes, o japonês não conseguiu sair do banco em nenhum jogo oficial. Ele disputou só uma partida com a camisa do Tricolor: um amistoso com um time misto entre profissionais reservas e aspirantes contra o Bragantino, fora de casa, em abril de 1985. Vitória do Bragantino por 4 a 3. Porém, Musashi fez parte do grupo campeão paulista de 1985.
São Paulo, Musashi Mizushima, Aniversário, Personagem, SPFC
Bacana
parabens japan Por ter participado desse grande clube que eo soberano do murumbi Deus ti abençoe
Enquanto isso o tan tan vai participar do próximo filme MERCENÁRIOS.
Me chamou a atenção a camisa da Adidas na época.
Coisa linda! Simples, sem frescuras ou invenções. Uniforme raiz!
Só no mangá msm,se é loko
Além do desenho animado existe outra curiosidade, ele era patrocinado pela Mizuno e ajudou no desenvolvimento da chuteira Morelia na mesma época em que estava no SPFC, como forma de homenagem ao clube a empresa japonesa lançou a chuteira que era preta com detalhes em branco e vermelho, algo que permanece até os dias atuais