Compliance é um método cada vez mais difundido em empresas dos mais diversos setores que tem como objetivo, principalmente, proporcionar uma gestão mais transparente e livre de infrações. Isso faz com que uma companhia ganhe mais credibilidade no mercado e atraia investidores. Sem dúvida, fatores extremamente necessários na realidade do futebol brasileiro.
No Brasil, alguns clubes já aderiram à prática, por diferentes razões. Um exemplo é o Cruzeiro que, após ter escândalos administrativos divulgados em 2019, precisou buscar uma reestruturação para começar a recuperar sua credibilidade. Com isso, o clube criou um Comitê de Governança, Gestão e Compliance, com a missão de assessorar os dirigentes e verificar se todos estão "agindo em conformidade aos processos, instruções normativas e leis internas ou externas".
O compliance ajuda a deixar claro os valores e as diretrizes que o clube espera de seus colaboradores, inclusive atletas e comissão técnica. Isso possibilita ter de forma mais objetiva um planejamento estratégico para atingirmos as metas estabelecidas. Em resumo, o compliance define valores, divide competências, organiza fluxos internos de despesas e até mesmo auxilia na averiguação e punição de desvios de conduta.
bn2][
A criação do PIT (Programa de Integridade Tricolor), conjunto de normas e políticas para orientação de conduta da instituição e de seus funcionários e colaboradores, sempre foi uma das prioridades da atual gestão.
O Diretor Jurídico do clube, Roberto Armelin, coordena os trabalhos, na função de Compliance Officer. Além dele, a equipe é composta por outros quatro membros, todos advogados com larga experiência em suas áreas de atuação. Roberta Codignoto é a responsável pelos pilares de cultura, treinamento e comunicação do Programa de Integridade Tricolor. Rodrigo Bertoccelli é o encarregado da estrutura normativa do Programa. André Fittipaldi cuidará das questões trabalhistas a serem tratadas pelo PIT. Daniella Caverni dará suporte ao grupo em assuntos que envolvam a Lei Geral de Proteção de Dados
Compliane, SPFC, espoete, futuro, profissionalização, dívidas, finanças, econômia
São Paulo vai ser potencia futuramente esse presidente esta indo caminho certo
Véi, na boa, em primeiro lugar, eu kero ver o tricolor vencer o Bahia hoje. Em segundo lugar, vencer o racing na libertadores terça feira. Em terceiro: vencer a próxima partida... agora esse negócio jurídico aí... tô nem aí véi...k