Ficha Técnica - São Paulo 4 x 0 Athletico-PR
Data: 14 de julho de 2005
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo, Brasil
Público: 71986
Árbitro: Horácio Elizondo
São Paulo: Rogério Ceni, Fabão, Lugano e Alex Bruno, Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior ( Fábio Santos, aos 40' do 2°T), Amoroso (Diego Tardelli, aos 33' do 2°T), Luizão ( Souza, aos 27' do 2°T). Téc: Paulo Autuori
Atlético-PR: Diego, Jancarlos, Danilo, Durval e Marcão (Rodrigo Beckham, aos 15' do 2°T), Cocito, André Rocha (Alan Bahia aos 37' do 2°T), Evandro e Fabrício, Lima ( Fernandinho, aos 15' do 2°T), e Aloísio. Téc: Antônio Lopes
Placar: São Paulo 4 x 0 Atlético-PR. Gols: (Amoroso, aos 16' do 1°T, Fabão, aos 7' do 2°T, Luizão, aos 25' do 2°T e Diego Tardelli, aos 44' do 2°T.
O jogo
Após empatar por 1 a 1 na ida, o SPFC precisa de uma vitória para conquistar o Tri da América. Em um Morumbi lotado , o time de Paulo Autuori foi superior do início ao fim, e nos primeiros 10 minutos já havia assustado o Atlético-PR.
Aos 16 minutos, o chocolate tricolor começou, Lugano cobrou falta na defesa e encontrou Danilo, o meia não conseguiu dominar, mas a bola sobrou para Luizão, que devolveu para o camisa 10 tricolor chutar rasteiro. O goleiro adversário defendeu, mas no rebote, Amoroso estava lá para abrir o placar e levar o Morumbi a loucura.

O São Paulo não tirou o pé do acelerador em todo o primeiro e esteve perto de fazer o segundo. Porém, nos acréscimos do 1°T, o zagueiro Alex Bruno cometeu pênalti em Aloísio. A tensão tomou conta do Morumbi, mas Fabrício desperdiçou e a torcida comemorou como um gol são-paulino.
O Tricolor começou o segundo tempo precisando somente segurar o resultado para ser campeão, mas o time fez muito mais que isso. Logo aos 7 minutos, Cicinho cobrou escanteio na cabeça de Fabão, que testou firme para fazer 2 a 0.
Mas o SPFC queria mais, e Luizão fez o terceiro do SPFC na decisão. Antes do apito final, ainda deu tempo de Diego Tardelli, que saiu do banco, marcar o quarto gol e sacramentar a conquista, São Paulo 4 x Athletico-PR e o Tri da América estava conquistado.

MELHORES MOMENTOS DA FINAL
São Paulo, Tricolor, SPFC, Libertadores, Tri da América, Atlético-PR