A polêmica envolvendo a partida entre Goiás e São Paulo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2008 já tem data para ser encerrada. A Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgará o caso na próxima quarta-feira, dia 4 de março, a partir das 18h. Foram denunciados a Federação Paulista de Futebol (FPF) e seu Presidente, Marco Pólo Del Nero.
A Entidade e o Presidente foram denunciados no artigo 221 (Oferecer queixa infundada ou dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, à instauração de inquérito ou processo na Justiça Desportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Del Nero pode ser suspenso por 90 a 360 dias, enquanto que a Federação pode ser multada no valor de R$ 1 mil a R$ 10 mil.
O problema começou quando o árbitro Wagner Tardelli, sorteado para apitar a partida que decidiria a competição, teve que ser substituído por conta de uma denúncia em que ele teria recebido ingressos para o show da Madonna em troca de favorecimento ao São Paulo na partida contra o Goiás.
Um inquérito chegou a ser aberto para apurar o caso e como Del Nero não conseguiu provar o que disse à imprensa, o presidente do STJD, Dr. Rubens Approbato, pediu que a Procuradoria apurasse melhor. A conclusão do Procurador-Geral, Dr. Paulo Schmitt, é que houve um erro grave do Presidente e da FPF ao se queixarem contra a Comissão de Arbitragem da CBF sem apurar profundamente os fatos.
De acordo com a denúncia, a Procuradoria expõe os motivos e alega que Marco Pólo Del Nero, como ex-presidente do TJD da FPF tem pleno conhecimento de, quando da atribuição de suspeitas e acusações, cercar-se dos indícios minimamente contundentes. Do cargo que ocupa hoje, qualquer entrevista, conversa ou acusação tem repercussão e nunca é desconsiderada por qualquer ouvinte.
Del Nero e FPF julgados na quarta
Presidente da Federação Paulista pode ser suspenso por até um ano por conta de polêmica no Brasileirão
Fonte Justiça Desportiva
2 de Março de 2009
Avalie esta notícia:
4
2
VEJA TAMBÉM
- CAIU: Caso Mounjaro derruba nutrólogo e aprofunda crise médica no São Paulo- BOMBA: Caneta emagrecedora fornecida para atletas do São Paulo foi vendida de maneira ilegal
- Crise no Morumbi: Mara Casares se manifesta após áudios vazados
- Flamengo x São Paulo abre o Brasileirão 2026 em janeiro; confira a tabela de jogos!
- Negou envolvimento? Ex esposa de Casares presidente do São Paulo se defende de acusações de desvio de ingressos