Comitê paulista divulga nota sobre Copa 2014

Nota oficial reitera vocação paulistana e aprova projeto do Morumbi para evento da FIFA

Fonte Site Oficial
Em nota divulgada neste domingo, o Comitê São Paulo 2014 faz um breve relato da visita da FIFA à cidade, e permanece confiante na escolha da capital paulista não só como cidade-sede, mas também como palco da abertura da Copa do Mundo de 2014.
O São Paulo Futebol Clube, responsável pelo Estádio do Morumbi e sua adequação às exigências da FIFA, reitera seu compromisso com o projeto apresentado - já em execução-, que até 2012 adequará plenamente o Estádio Cícero Pompeu de Toledo ao Caderno de Encargos da entidade.
Leia a nota:
NOTA OFICIAL DO COMITÊ SÃO PAULO 2014 SOBRE A VISITA DE INSPEÇÃO DA FIFA
Na última sexta-feira (30), São Paulo recebeu três representantes da FIFA e alguns membros do Comitê Organizador da Copa de 2014 (CBF) no Museu do Futebol. A capital paulista foi a primeira cidade a ser visitada entre as 17 candidatas brasileiras que serão inspecionadas até o dia 07 de fevereiro. As 12 cidades-sede escolhidas serão anunciadas pela FIFA no dia 20 de março.
As autoridades assistiram a uma apresentação, cuja abertura foi realizada pelo prefeito Gilberto Kassab, que garantiu, por parte da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado, que serão feitos os investimentos em infra-estrutura necessários para o Mundial. Segundo Kassab, as obras serão agilizadas em função da Copa de 2014 e beneficiarão toda a população da capital e Região Metropolitana.
O coordenador do Comitê Paulista para a Copa de 2014 e presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho, apresentou um vídeo que destacou a infra-estrutura da cidade. Entre outros dados, foram mostrados números oficiais sobre a rede hoteleira e hospitalar, oferta de táxis, teatros, cinemas, shoppings, espaços para congressos e convenções, além de exemplos de outros tipos de mega-eventos que a capital paulista costuma sediar com sucesso, contando com a experiência da Policia Militar nesse tipo de operação.
Carvalho também citou a existência de seis outros estádios (do Pacaembu, Palmeiras, Jundiaí, Barueri, Campinas e Santos) num raio de 100 quilômetros do Morumbi que podem abrigar treinos e amistosos das seleções visitantes.
O presidente da SPTuris apresentou ainda alguns dos projetos públicos (previstos e em execução) que serão concluídos até o início dos Jogos, a saber:
Investimentos do Governo do Estado (R$ 20 bilhões até 2014 - sendo U$ 8,6 bilhões garantidos no orçamento da Secretaria Estadual de Negócios Metropolitanos - em obras de transporte público e mobilidade urbana na capital e Região Metropolitana):
- Metrô Linha Amarela - Estação Estádio do Morumbi
- Metrô Linha Laranja - Estação Estádio do Pacaembu
- Expresso Aeroporto: Aeroporto Internacional de Guarulhos até a Estação da Luz
- Expresso Jabaquara: Aeroporto de Congonhas até o Terminal Jabaquara
- Expansão do sistema sobre trilhos na capital à 240 km com qualidade de Metrô
- Ampliação da frota: 99 novos trens
- CPTM e Metrô: reforma da frota existente
- Implantação de corredores de Ônibus Metropolitanos
- Metrô Leve (VLT)
- Rodoanel: será concluído até 2014, com o apoio do Governo Federal
Investimentos da Prefeitura de São Paulo (além das parcerias com Governo do Estado):
- Obra viária Perimetral Sul: construção da nova avenida, que ligará a Ponte João Dias e o Estádio do Morumbi passando por Paraisópolis, contará com projetos de reurbanização de favelas, remoção de famílias em áreas de risco e canalização de córregos. O investimento será de U$ 25 milhões já garantidos pela PMSP.
Em seguida foi mostrado um vídeo do São Paulo Futebol Clube e o arquiteto Ruy Ohtake apresentou o detalhamento do projeto de modernização e requalificação do Estádio do Morumbi, material finalizado e entregue em 15 de janeiro.
Após as apresentações, a comissão da FIFA fez breves questionamentos sobre os seguintes temas:
- Conforto do público: físico e visual (eliminação de "pontos-cegos");
- Instalações para equipes e árbitros;
- Instalações amplas para Imprensa e Autoridades (VIP);
- Privacidade no trajeto de autoridades das tribunas e áreas VIP para vestiários;
- Parcerias do SPFC: Camargo Correa, Visa, Rede Globo e a IMG.
(OBS: As perguntas já contam com respostas previstas no projeto básico do Estádio, mas serão detalhadas pelo SPFC na documentação que cada cidade candidata deve encaminhar à FIFA/CBF até 13/2.)
Depois da conferência, os representantes da FIFA seguiram para um vôo técnico panorâmico pela cidade. Além do próprio estádio do Pacaembu, o sobrevôo passou pelo Palestra Itália, Canindé, Parque São Jorge, os Centros de Treinamento do Palmeiras e do São Paulo, o Parque Anhembi, as obras já em andamento da estação do Metrô de Vila Sônia e seu pátio de manobras. Houve uma aterrissagem no gramado do Estádio do Morumbi, onde o presidente do SPFC, Juvenal Juvêncio, e engenheiros do clube puderam esclarecer algumas das questões levantadas durante as apresentações, como as mudanças previstas para a área dos vestiários, o projeto de ampliação dos túneis, a elevação do piso doanel inferior em um metro do chão com instalação de novos camarotes, áreas de imprensa etc. Com essas obras, os chamados "pontos-cegos" do Morumbi acabarão.
Na seqüência houve uma reunião na Infraero com os superintendentes dos Aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Congonhas, que fizeram uma rápida explanação sobre as obras previstas até 2014 para ampliação na infra-estrutura aeroportuária. Entre os principais pontos, destaque para os projetos do novo Terminal 3 de Guarulhos que, quando pronto, possibilitará que o aeroporto possa receber 30 milhôes de passageiros/ano, em vez dos 20 milhôes atuais (2008); e intervenções em Viracopos, que permitirão que o aeroporto receba 8 milhôes de passageiros/ano, em vez do 1,5 milhão de pessoas atuais.
Houve um apelo por parte dos membros da FIFA com relação à necessidade de melhorias urgentes no sistema aeroportuário não somente para 2014, mas para 2013, quando ocorre no Brasil a Copa das Confederações.
No dia 13 de fevereiro, todas as cidades candidatas devem entregar uma planilha respondendo aos questionamentos feitos durante a inspeção. No caso específico de São Paulo, todas as perguntas já contam com respostas previstas no projeto básico do Estádio-sede, mas serão detalhadas na documentação. Nenhuma dúvida foi levantada com relação à infra-estrutura da cidade. A partir de 20 de março, São Paulo sendo confirmada entre as sub-sedes escolhidas terá início um rigoroso cronograma de obras e demais providências legais.
Como saldo positivo desta recente visita fica a certeza do quão a Cidade, o Estado e o São Paulo Futebol Clube estão empenhados para que a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 seja um sucesso, e tudo fazendo para que a abertura seja em nossa cidade.
Comitê São Paulo 2014
Caio Luiz de Carvalho - Coordenador do Comitê São Paulo 2014 e presidente da SPTuris
Claury Alves da Silva - Secretário Estadual de Esportes, Lazer e Turismo
Walter Feldmann - Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação
Bruno Caetano - Secretário Estadual de Comunicação Social
Contato: (11) 2226-0409 | [email protected]
Visite: www.imprensa.spturis.com
Avalie esta notícia: 12 6
VEJA TAMBÉM
- CAIU: Caso Mounjaro derruba nutrólogo e aprofunda crise médica no São Paulo
- BOMBA: Caneta emagrecedora fornecida para atletas do São Paulo foi vendida de maneira ilegal
- Crise no Morumbi: Mara Casares se manifesta após áudios vazados
- Flamengo x São Paulo abre o Brasileirão 2026 em janeiro; confira a tabela de jogos!
- Negou envolvimento? Ex esposa de Casares presidente do São Paulo se defende de acusações de desvio de ingressos



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net