O Reffis do São Paulo ganhou aparelhos novos para a pré-temporada neste ano. A Life Fitness, parceira do clube neste espaço desde 2003, cedeu nas últimas semanas algumas tecnologias novas, que os jogadores começaram a usar na preparação para este ano. O que mais chama a atenção neste início de ano são bicicletas ergométricas e esteiras com aparelhos de televisão e variadas tecnologias.
Nas esteiras, que os atletas têm utilizado durante os treinos físicos, eles podem simular treinamentos externos. No visor, que pode ser usado tanto como televisão, como para a interatividade no treinamento. O jogador pode fazer quatro tipos de programações: ver a corrida em gráficos, como se fosse uma pista de atletismo (400m), uma subida na montanha, ou uma volta de cinco quilômetros.
- Quando a gente coloca na pista de atletismo, por exemplo, podemos fazer um trabalho de arrancada com o jogador. Posso pedir para ele dar um pique de 100m na reta e trotar na curva. Com esta imagem, ele pode controlar o deslocamento certinho. E esta interatividade transforma o treino físico em uma coisa melhor. Porque correr na esteira e em um lugar fechado não é uma coisa tão legal para o jogador. A esteira cria recursos para estimular o treino - explicou o fisioterapeuta Ricardo Sasaki.
Quando os objetivos são outros, por exemplo, o cenário também é diferente. Uma corrida simples, livre, em qualquer velocidade, pode ser adaptada à tela que é um volta de cinco quilômetros. Uma subida se adapta melhor à montanha. E assim a comissão técnica, com o departamento médico, têm adaptado os treinamentos às novidades tecnológicas do dia a dia tricolor.
O valor desta esteira no mercado é superior a US$ 17 mil (cerca de R$ 40 mil), e ela possui um bom sistema de amortecimento, para evitar qualquer tipo de lesão durante as atividades na sala de musculação. O Sampa possui vários aparelhos deste tipo em seu centro de reabilitação.
Musculação com aparelho novo
A sala de musculação também ganhou um aparelho novo (cadeia extensora), para os atletas trabalharem de maneira unilateral cada perna. Antigamente, eles faziam o exercício com as duas juntas. Agora, podem trabalhar um membro de cada vez, de acordo com a necessidade. O Reffis no Centro de Treinamento da Barra Funda está sendo ampliado e vai ficar pronto no começo de fevereiro.
Outra novidade da pré-temporada foi testada neste sábado no volante Zé Luis. Ele colocou um acessório nas duas pernas, que prendiam uma na outra, por meio de um elástico. Para se movimentar durante o trabalho com bola, ele tinha de fazer força, trabalhando a sua musculatura da perna.
- É um acessório de auxílio nos exercícios, para a melhora da coordenação, resistência, velocidade e força. Cada jogador vai ter um deste, para ser trabalhado durante alguns treinamentos físicos e técnicos - explicou o preparador físico Carlinhos Neves. O volante Zé Luis, que usou o acessório pela primeira vez, gostou da novidade.
- Achei bom porque trabalha várias coisas, ainda mais no meu caso, que estou voltando de lesão. É um desgaste grande trabalhar com este aparelho, porque você faz uma contração durante os movimentos - completou o jogador, que não joga desde a vitória sobre a Portuguesa, no início de novembro passado.
Reffis do São Paulo ganha novos aparelhos
Clube conta com esteiras e bicicleta que tem até monitores de televisão
Fonte Lance!
17 de Janeiro de 2009
Avalie esta notícia:
9
3
VEJA TAMBÉM
- De saída? Time da serie B tenta emprestimo de jogador do São Paulo e diretoria responde proposta- São Paulo acelera negociações por Savarino e mais dois, após Botafogo avançar por Ferraresi e Pablo Maia
- Compra obrigatória? Situação de Marcos Antonio pega torcida de surpresa no São Paulo!
- São Paulo reage e entra na disputa por Pochettino, mas concorrência milionária complica negócio
- Decisão tomada: Oscar comunica aposentadoria e São Paulo já não o considera para 2026