Metade do elenco do São Paulo começou nesta terça a suar a camisa na prétemporada no CT. Enquanto um grupo de jogadores fazia avaliações cardiológicas no Hospital do Coração, outro corria no gramado, realizando o primeiro “soccer test” deste ano.
Esta atividade é usada no CT há oito anos e tem como objetivo avaliar a resistência física de cada jogador para a prática do futebol. A comissão técnica costuma realizá-la duas vezes ao longo da temporada. Uma na pré-temporada e outra durante o Brasileirão, já no segundo semestre.
O treinamento consiste em uma corrida curta, de 15 metros de distância, entre um ponto e outro. Após a apito de uma máquina, que foi controlada pelo preparador físico Carlinhos Neves, cada atleta foi e voltou de um ponto a outro duas vezes, totalizando 60 metros até o outro apito.
O importante nesta atividade não é a distância que cada jogador percorre, mas sim a intensidade do treinamento. Cada vez que o atleta completa os 60 metros, ele fecha uma série. Cada estágio é composto por quatro séries, com dez segundos de descanso entre cada uma delas.
No começo, no estágio 1, todos os jogadores iniciam em uma velocidade de 9 km/h. No entanto, a cada etapa que eles superam, todos têm de correr em uma velocidade mais alta. No nível 2, por exemplo, todos correm a 10 km/h e assim por diante. Quando a máquina apitar o fim, todos devem ter ultrapassado a linha que demarca o exercício. O teste de cada um termina quando o jogador não consegue completar os 60 metros no tempo previsto. Quanto mais alto o estágio, menor será o tempo.
O recordista desta atividade é o meio-de-campo Kaká, quando ainda estava no São Paulo. Na época, ele chegou até a primeira série do 11 estágio, atingindo uma velocidade de 19 km/h (2.460m). Ano passado, o volante Richarlyson foi o “vencedor.”
A comissão técnica não divulgou qual jogador foi o destaque neste teste em 2009, porque nem todos os jogadores foram submetidos a ele até agora. O grupo de jogadores que fez exames médicos nesta terça vai fazer o soccer test na quarta-feira no CT e vice-versa.
Depois de realizar o teste físico pela manhã, os jogadores foram submetidos ao teste isocinético, no Reffis. Todos foram examinados para saber qual atleta possui desequilíbrio muscular nas pernas. Em cima dos resultados, o departamento médico vai montar individualmente o treino de musculação de cada jogador no primeiro semestre deste ano.
Teste faz São Paulo suar pela primeira vez
Comissão testa resistência de cada atleta e faz jogadores sofrerem
Fonte Lance!
13 de Janeiro de 2009
Avalie esta notícia:
15
11
VEJA TAMBÉM
- SEM SAÍDA: Fora da lista de negociáveis, Alisson é tratado como peça-chave no São Paulo- Adeus? Goleiro se despede do São Paulo ao final do ano
- De saída? Time da serie B tenta emprestimo de jogador do São Paulo e diretoria responde proposta
- São Paulo acelera negociações por Savarino e mais dois, após Botafogo avançar por Ferraresi e Pablo Maia
- Compra obrigatória? Situação de Marcos Antonio pega torcida de surpresa no São Paulo!