Milton Neves: Washington, o bom coração

Fonte Milton Neves

Ele nasceu no dia 1º de abril de 1975. Mas, com certeza, não se trata de uma mentira na arte de fazer gols. Nome de capital norte-americana, mas que nasceu em Brasília, a nossa capital. Washington brilhou em diversas partes do país, foi parar até na Turquia, no Japão e agora está na cidade que consegue reunir um pouco de tudo no planeta: São Paulo. "Sei que posso crescer jogando no São Paulo e na cidade de São Paulo", comenta o atacante.

O artilheiro justifica o apelido: Coração Valente. Superou problemas cardíacos. Tudo por amor ao futebol. Tudo por paixão pelo gol. E isso é com ele mesmo. Goleador em praticamente todos os cantos, assim começou a ganhar fama no Caxias, do Rio Grande do Sul, em 1999 (fez até dois gols contra o forte Cruzeiro). Depois defendeu o Paraná.

Também não podemos esquecer a boa passagem do artilheiro por Campinas. Na Ponte Preta, entre 2000 e 2002, Washington provou que podia ir mais longe. Chegou até a ser convocado para a seleção brasileira. Foi artilheiro da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista de 2001. "Também, pela Ponte, cheguei a brigar com a artilharia com o Romário", lembra.

E por pouco Washington não levou a Macaca campineira à final do estadual de 2001, algo que não acontecia para o clube desde 1981. O Botafogo de Ribeirão Preto, do goleiro Doni (hoje na Roma, da Itália), levou a melhor na semifinal. "Vivi uma fase muita boa na Ponte. Acho que foi um dos grandes momentos da minha carreira", afirma.

Washington foi jogar no Fenerbahçe, da Turquia, em 2002. E voltou ao país dois anos depois para vestir a camisa do Atlético Paranaense. Por pouco não abandonou a bola. Foi diagnosticado o problema no coração. "Ele teve muita sorte. Podia ter morrido na Turquia", diz o médico, Constantino Constantini, que cuida até hoje do jogador. "Eu fui abandonado na Turquia. Sou grato ao doutor Constantino e ao Atlético Paranaense. Os dois acreditaram que eu podia jogar futebol", diz o Coração Valente.

A aposta do Furacão deu certo. Washington provou que estava forte. Tão forte que se tornou ídolo da torcida rubro-negra. Não só foi ídolo no Atlético. Foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2004 com 34 gols marcados. Só falto mesmo o título nacional. O Atlético Paranaense ficou com o vice (o Santos, de Robinho, foi o campeão).

Se os títulos bateram na trave no Brasil, o mesmo não aconteceu do outro lado do mundo. Na Terra do Sol Nascente, o goleador continuou brilhando. Foi muito bem no Verdy Tokyo e no Urawa Reds. "Fui mais uma vez artilheiro e campeão da Copa da Ásia", comenta.

No ano passado, ele voltou ao país para defender o Fluminense. Assim como o velho Washington, aquele do Casal 20 e que também jogou no Furacão, o Coração Valente caiu nas graças também do torcedor tricolor. E contra outro tricolor se destacou. Washington foi o carrasco do São Paulo no ano passado. Na Libertadores, no Maracanã, marcou dois gols na vitória do Flu por 3 a 1 (o último, aos 47 minutos do segundo tempo). No Brasileirão, no mesmo estádio, voltou a castigar o futuro companheiro Rogério Ceni: mais três gols.

Vice da Libertadores (a LDU foi a campeã), artilheiro novamente do Brasileiro de 2008. Agora, em 2009, o Coração Valente espera que a fama de artilheiro continue e que os títulos venham definitivamente. O são-paulino e todos aqueles que torcem por Washington acreditam. E fica mesmo a torcida. E o casamento entre o campeão São Paulo e o goleador e bom coração Washington tem tudo mesmo para ser uma união perfeita, feliz.

Avalie esta notícia: 12 4

VEJA TAMBÉM
- NADA DE DORIVAL OU DINIZ! São Paulo avança em negociações com nome conhecido para assumir a equipe
- PEDIU DEMISSÃO! São Paulo responde pedido de demissão de Zubeldía e já tem novo nome a ser anunciado logo
- ADEUS HOJE? São Paulo avalia futuro de Zubeldía e considera Crespo como opção de técnico



Comentários



Nenhum comentario!

Enviar comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias
Logo
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net