Grandes não decepcionam, e Copinha tem os 32 classificados para o mata-mata
Apenas Atlético-MG e Coritiba ficam fora da festa, e Federação Paulista de Futebol resolve nesta segunda caso de empate nas vagas de índice técnico
Fonte Globo Esporte
A Copa São Paulo de Futebol Júnior entra em sua fase mais emocionante. A terceira e última rodada da fase de classificação teve início no sábado, e cinco dos maiores clubes do país garantiram vaga para o mata-mata: São Paulo e Fluminense avançaram com 100% de aproveitamento; Corinthians e Flamengo se classificaram sem grandes sustos; e o Vasco chegou a passar sufoco, mas com o regulamento nas mãos ficou em primeiro lugar no seu grupo. E neste domingo houve emoção de sobra. Não apenas na luta pela liderança nas chaves que ainda estavam abertas, mas também (e principalmente) nas vagas definidas por índice técnico - das 22 equipes que terminassem em segundo lugar, as dez com melhor campanha seriam beneficiadas.
Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Grêmio, Internacional e Atlético-PR foram os outros seis grandes que, no complemento da rodada, garantiram de primeira uma passagem à fase seguinte. Por outro lado, Juventus, São José-RS, Paraná, Avaí, São Caetano, Sertãozinho, Desportivo Brasil, Portuguesa, Rio Claro e América-SP foram contemplados, graças às campanhas de cada um, mas beneficiados por critérios de desempate, com as dez vagas restantes. O departamento técnico da Federação Paulista de Futebol, no entanto, terá um pouco mais de trabalho nesta segunda-feira.
Todos os 16 jogos estão marcados para a próxima quarta-feira, 14 de janeiro, mas ainda sem horário e local definidos. O anúncio da tabela já estava previsto, mas não a decisão sobre Desportivo Brasil e Sertãozinho, que fizeram campanhas exatamente iguais e terminaram em sexto lugar no grupo dos vices mais bem colocados. A FPF analisará a parte disciplinar das duas equipes e quem tiver o menor número de cartões vermelhos e amarelos, respectivamente, terá a melhor campanha. Além disso, a FPF decidirá também quem enfrenta o Corinthians e quem jogará contra o Goiás. Confira como ficou a segunda fase da Copinha:
Com a definição dos 16 confrontos da segunda fase, apenas Atlético-MG e Coritiba decepcionaram e ficaram para trás, mas ambos chegaram à última rodada sem grandes aspirações. Com três títulos da Copinha (1975, 1976 e 1983), o Galo tinha de golear o líder Rio Branco e torcer por uma combinação de critérios de desempate para sonhar com uma vaga por índice técnico. Perdeu por 3 a 0, ficando em terceiro lugar no Grupo L. Já o Coxa, que nunca sentiu o gostinho de conquistar o torneio, entrou em campo para cumprir tabela. Empatou em 1 a 1 com o São Bernardo e terminou a sua participação na lanterna do Grupo T.
Santos avança com goleada, e o Cruzeiro enfrenta o Juventude
No entanto, os outros grandes das principais praças do futebol brasileiro fizeram a festa. A começar pelo Santos, campeão em 1984. O Peixe sacramentou a ponta do Grupo A ao golear o América-SP por 6 a 2, entrando também no rol dos times que não perderam um ponto sequer. Seu adversário será o Guarani, que igualmente tem um título da Copinha, conquistado dez anos depois do time da Vila Belmiro. O Bugre fez o dever de casa ao derrotar por 3 a 2 o Campinas, concorrente direto no Grupo B.
Cruzeiro e Juventude fazem outro duelo no mata-mata, e a Raposa aposta no aproveitamento de 100% este ano (líder do Grupo C) e num desempenho recente (campeão em 2007) para impedir a primeira conquista do Alviverde. O time mineiro confirmou a classificação ao derrotar o Desportivo Brasil por 2 a 0, enquanto a equipe de Caxias de Sul jogou o que bastava para seguir em frente: empatou em 1 a 1 com o Primavera, resultado que garantia a primeira posição do Grupo D.
Flamengo conhece adversário, e Atlético-PR repete feito espetacular do São Paulo
Dono do taça em 1990, o Rubro-Negro carioca assistiu à rodada de camarote, e o seu rival não foi nenhuma surpresa. O Fortaleza, que em 2008 teve sua melhor participação, sendo eliminado nas quartas-de-final, superou o Rio Preto por 3 a 1, assegurando a melhor campanha do Grupo F e pela segunda vez consecutiva terminando a fase de classificação sem perder nenhum ponto - a primeira vez foi em 2006. Em busca do título inédito, o Grêmio ficou no empate sem gols com o Taubaté e terminou na frente no Grupo G, mas terá um adversário embalado pela frente.
Se também nunca foi campeão, o Atlético-PR se classificou ao arrasar o Jacareí por 10 a 0, igualando o feito do São Paulo, que goleou o Juventus-AC pelo mesmo placar. Internacional e Rio Branco colocam na mesa a campanha 100% na primeira fase. O Colorado, que detém quatro títulos da Copinha (1974, 1978, 1980 e 1988), fechou a sua participação no Grupo K derrotando o São José por 3 a 1. Já o time paulista, que acabou com as esperanças do Atlético-MG, foi o dono do Grupo L.
Atual campeão, Figueirense sofre para chegar à segunda fase
Na luta pelo bicampeonato, o Figueirense por pouco não viu as suas esperanças de continuar na competição se limitarem ao índice técnico. Mas o empate em 2 a 2 com o Força, aliado à vitória por apenas 2 a 0 do Marília sobre o Misto-MS, garantiu a primeira colocação do Grupo J. Agora, o time catarinense enfrenta o Vila Nova, que goleou o Paulínea por 5 a 1 e se manteve à frente no Grupo I - tendo um quinto lugar em 2005 como melhor colocação, o time goiano é mais um que sonha com a inédita conquista.
Já classificado, o São Paulo, campeão em 1993 e 2000, esperou apenas a definição das dez vagas para os melhores vices, e o Juventus (Grupo L), que em 1985 deu a sua única volta olímpica, é o adversário do Tricolor Paulista. Outras três equipes estavam na mesma situação, mas apenas duas delas já sabem quem terão pela frente. O Vasco enfrenta o Avaí (Grupo V), quinto melhor entre os que terminaram segundo lugar, e o Fluminense, com cinco faixas de campeão (1971, 1973, 1977, 1986 e 1989), terá o Rio Claro (Grupo M), nono pelo índice técnico, pela frente.
Goiás e Corinthians à espera da Federação Paulista de Futebol
Improvável, mas não impossível. Desportivo Brasil e Sertãozinho fizeram campanhas exatamente iguais nos Grupos C e U, respectivamente: seis pontos, duas vitórias, uma derrota, cinco gols a favor, dois contra e saldo positivo de três. Com isso, os dois ficaram empatados em sexto lugar no índice técnico. Assim, Goiás e Corinthians - o maior vencedor da Copinha, com seis títulos (1969, 1970, 1995, 1999, 2004 e 2005) - esperam pela FPF para saber quem enfrentam por uma vaga nas oitavas-de-final.
Alheio a tudo isso, o Palmeiras, que fechou com chave de ouro sua participação no Grupo O vencendo a terceira seguida (a vítima desta fez foi a Ferroviária, por 3 a 2), decide uma vaga para as quartas-de-final contra o Paraná. E a segunda fase ainda reserva um clássico paulista, entre Ponte Preta (primeiro lugar do Grupo T) e Portuguesa (vice do Grupo G), e um confronto entre Américas, o Mineiro (líder do Grupo V), campeão em 1996, e o Paulista (segundo lugar no Grupo A), campeão em 2006.
VEJA TAMBÉM
- VENDAS NECESSÁRIAS! Diretoria dá foco para as saídas e planeja trazer três reforços com o valor recebido
- INDO PARA O RIVAL? São Paulo libera jogador gratuitamente e pode reforçar o Santos
- INDO PARA O RIVAL? São Paulo libera jogador gratuitamente e pode reforçar o Santos
Comentários
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.Atualizações do São Paulo FC em 21 de junho de 2025
São Paulo acelera negociações para renovar contrato de Alan Franco antes de expirar
VAI FICAR? Crespo critica desligamento e São Paulo busca reviravolta por Igor Vinícius
VAI VIR? São Paulo espera definição do Sporting sobre Biel em disputa com clubes brasileiros
Flamengo de 2025 se junta a Santos e mais dois com vitória sobre Chelsea
ADEUS! São Paulo avança nas negociações para transferência de joia da base
DE SAÍDA! São Paulo e CSKA ficam perto de finalizar negociação para transferência de Matheus Alves
NOVO TÉCNICO! Hernán Crespo chega ao São Paulo poucos dias antes da reapresentação
Matheus Alves é mais uma venda precoce do São Paulo antes dos 100 jogos
CABIA NO TRICOLOR? São Paulo avaliou Matías Arezo antes de assegurar contratação de Dinenno
Crespo recusa convite da Inter de Milão após aceitar comando do São Paulo
NOVO ESQUEMA! Hernán Crespo assume o São Paulo e pode apresentar esquema com três zagueiros
Crespo recebe convite da Inter de Milão no Mundial e dá resposta após chegar no São Paulo
Descobre Porque a BetOnRed Conquista os Melhores Jogadores
NOVA FASE: Nova comissão técnica de Crespo traz mudanças significativas para o São Paulo
Velho conhecido... Hernán Crespo reencontra seis jogadores em retorno ao São Paulo
MUDANÇAS NA EQUIPE! Crespo analisa elenco do São Paulo e planeja mudanças táticas e reforços
VENDAS NECESSÁRIAS! Diretoria dá foco para as saídas e planeja trazer três reforços com o valor recebido
São Paulo resolve pendências financeiras com Crespo e esclarece situação atual
AINDA PODE FECHAR? São Paulo tentou a contratação de Matías Arezo antes de fechar com Dinenno
REFORÇO DE PESO! São Paulo se prepara para oficializar renovação de volante
DESPEDIDA! Ex-companheiro de Crespo fala sobre término da parceria e deseja sucesso ao São Paulo
O outro lado do escudo: quando o torcedor vira símbolo cultural
São Paulo se movimenta no mercado: Biel em pauta e mudanças no elenco
CRAQUE NO TRICOLOR? São Paulo manifesta interesse no atacante Biel, do Sporting
NOVO ESQUEMA?! Crespo aposta em três zagueiros e na base para fortalecer o São Paulo
Crespo é esperado no São Paulo na próxima semana, revela Hernan nos bastidores
Crespo retorna ao São Paulo: estratégia, reuniões e conexão renovada com o clube
VENDAS NO ELENCO? São Paulo pretende negociar atletas para trazer três reforços na janela
DE SAÍDA? São Paulo se aproxima de venda de Matheus Alves ao CSKA