Preparação de 25 dias pode fazer Timão voar em relação aos principais rivais

Trabalho do Corinthians para 2009 começa no próximo dia 26. Palmeiras, Santos e São Paulo terão, respectivamente, 16, 15 e oito dias de preparo

Fonte Globo Esporte
O Corinthians de 2009 deve estar voando no Campeonato Paulista. Pelo menos no começo dele. Isso porque depois de cumprir sua missão na Série B de 2008 com antecedência, a equipe do Parque São Jorge liberou antes seus principais atletas para as férias e, conseqüentemente, começará mais cedo a pré-temporada.
Embora a delegação corintiana viaje no dia 2 para Itu, no interior de São Paulo, o trabalho com o grupo começa na próxima sexta-feira, dia 26 de dezembro. Ao todo, o Timão terá 25 dias de preparação, enquanto seus principais rivais terão um período bem menor até a estréia no Paulistão: Palmeiras (16), Santos (15) e São Paulo (8).
- Quanto mais tempo de preparação um time tem, melhor condicionado fica para o início da temporada. As equipes do interior sempre se preparam antes e levam vantagem no começo. Acredito que o Corinthians saberá aproveitar isso – falou Flávio de Oliveira, preparador físico que entrou na vaga de Flávio Trevisan.
Os primeiros dias de trabalho do Corinthians visando a próxima temporada serão da seguinte maneira: nos dias 26 e 27, avaliação física e exames médicos, de 28 a 30, trabalho físico com Flávio de Oliveira. De 2 a 21, data que antecede a estréia no Paulista, contra o Barueri, no Pacaembu, a idéia é um trabalho “globalizado”.
- Já conversei com o Mano e quero fazer um trabalho globalizado em Itu, algo integrado entre a parte física e a técnica. Acho que não tem como separar, o futebol é um todo. Vou levar para ele a programação que fiz e ver o que dá para aproveitarmos da melhor maneira - comentou o preparador físico do Timão.
A preparação mais extensa do Corinthians para 2009 só será possível porque o time teve uma temporada atípica em relação à dos principais rivais. Como estava na Segundona, a competição terminou uma semana antes. E mais: o Timão assegurou o acesso com seis rodadas de antecedência e o título com quatro.
Tanto que está para fazer um mês que os titulares e mais cinco reservas (Julio Cesar, Carlos Alberto, Lulinha, Fabinho e Wellington Saci) saíram em férias. Os outros jogadores foram liberados uma semana depois, mas também devem voltar ao trabalho no dia 26. Assim como todos os reforços anunciados até o momento.
Santos usa fisiologia e São Paulo dá descanso aos atletas
Palmeiras, Santos e São Paulo vão começar a pré-temporada mais tarde porque tiveram mais tempo de trabalho em 2008 do que o Corinthians. Mas isso não é levado em conta na hora que o clube do Parque São Jorge estiver com uma preparação melhor no começo do Paulistão. Por isso, é preciso tentar minimizar.
Na Vila Belmiro, por exemplo, o preparador físico Jaime Ferreira aposta na qualidade do departamento de fisiologia da equipe para que o elenco se adapte rapidamente ao trabalho físico e possa diminuir a diferença em relação aos que tiverem mais tempo.
- Sem dúvida que o Corinthians e os clubes do interior levam vantagem por ter mais tempo de preparação. Mas vamos tentar, por meio dos testes, com a fisiologia, adaptar o elenco mais rapidamente ao ritmo. Esse é o jeito. Não tem muito mais o que fazer nesse sentido – declarou Jaime Ferreira, do Peixe.
Milton Cruz prefere não comparar o São Paulo com os outros times, até porque os objetivos são diferentes. A Libertadores é o foco são-paulino. O auxiliar de Muricy Ramalho explica que o clube priorizou o descanso dos atletas, já que o elenco era enxuto em 2008 e foi muito utilizado. Ele acrescenta que o grupo de 2009 terá que se preparar dentro do Paulistão por causa do curto período de treinamentos, mas sem deixar de levar o Estadual a sério.
- Esse tempo é muito curto, o Paulista deveria começar em fevereiro. Mas nos reunimos e decidimos que os atletas precisavam de um período maior de descanso, pois o desgaste foi muito grande. Nestes dias teremos que mesclar parte física, tática e técnica. E quem estiver melhor começará a jogar, até que todos estejam prontos - explica Milton Cruz.
Avalie esta notícia: 8 9
VEJA TAMBÉM
- Compra obrigatória? Situação de Marcos Antonio pega torcida de surpresa no São Paulo!
- São Paulo reage e entra na disputa por Pochettino, mas concorrência milionária complica negócio
- Decisão tomada: Oscar comunica aposentadoria e São Paulo já não o considera para 2026
- Fim da dívida? São Paulo fecha acordo para pagar atraso milionário a Nikão
- São Paulo define saída de Luan, mas volante quer cumprir contrato até 2026



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net